O Google anunciou que produtos da empresa como Busca, AdSense, Google Ads, Google Cloud, Play e YouTube movimentaram R$ 188 bilhões na economia brasileira durante o ano de 2023. As informações estão no relatório de impacto econômico da Big Tech, criado pela Access Partnership e divulgado em Brasília (DF) na última quinta-feira (29).

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O número representa um aumento de 20% em comparação com os resultados referentes ao ano de 2022. A região que mais movimentou dinheiro foi a Sudeste, com R$ 93,5 bilhões, seguida de Sul (R$ 33,9 bilhões), Nordeste (R$ 32,2 bilhões), Centro-Oeste (R$ 17,7 bilhões) e Norte (R$ 11,2 bilhões).

Além do crescimento financeiro geral, o ecossistema do Google Play no Android também ajudou a gerar 330 mil vagas de emprego no ano passado — em 2022, o número foi de 238 mil. O setor inclui desenvolvedores de apps, empresas de tecnologia e outras empresas da cadeia de suprimentos do processo.


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Os dados de impacto econômico gerados pelos produtos do Google em cada região do Brasil (Imagem: Reprodução/Google)

O relatório é produzido anualmente desde 2018 e considera dados disponibilizados publicamente, como estimativas de retorno em publicidade, receita compartilhada e outros benefícios econômicos que podem ser gerados por produtos da Gigante de Mountain View.

Em nota, o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, destacou a importância brasileira para a empresa:

“Temos um compromisso de longo prazo com o Brasil, país que está entre os cinco maiores para nossas principais plataformas. Acreditamos que estamos apoiando o desenvolvimento do Brasil ao conectar empresas de todos os tamanhos com potenciais consumidores, ao investir em projetos sociais que mudam a vida das pessoas e ao ajudar profissionais a continuar evoluindo em suas carreiras, contribuindo para a geração de emprego”, comentou.

Workspace já ajudou a poupar 33 dias de trabalho

O Google também compartilhou dados interessantes sobre como as ferramentas do Workspace podem ajudar na produtividade das empresas. De acordo com o relatório, apps como Drive, Fotos, Documentos e Planilhas otimizaram o tempo dos brasileiros e ajudaram a economizar 125 horas por ano, cerca de 15,6 dias de trabalho.

As ferramentas de reuniões e tarefas colaborativas, normalmente criadas pelo Meet e pelo Google Agenda, ainda contribuíram com uma economia de 140 horas, o equivalente a 17,5 expedientes de oito horas de duração. No total, a soma de ambas as categorias pouparam 33 jornadas de trabalho no país.

Por fim, a Gigante das Buscas destacou o impacto de suas iniciativas para a formação e capacitação de profissionais, com mais de R$ 38 bilhões destinados a 60 organizações diferentes a partir do programa filantrópico Google.org e o projeto para doar 500 mil bolsas de estudo para Certificados Profissionais do Google até o ano de 2026.

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