A Inteligência Artificial (IA) será a tecnologia mais importante pelo segundo ano consecutivo, segundo uma pesquisa do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). A previsão vem do estudo “Impacto da Tecnologia em 2025”, que reuniu líderes do setor do Brasil, China, Índia, Reino Unido e Estados Unidos para examinar e trazer perspectivas de tendências para o próximo ciclo.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Apple Intelligence: como usar a IA no iPhone
- Funcionários sentem desconforto ao admitir uso de IA no trabalho, mostra estudo
Os dados foram coletados a partir de entrevistas com líderes de tecnologia em organizações com mais de mil funcionários entre 13 e 14 de setembro de 2024. Ao todo, 355 CIOs, CTOs e demais líderes foram consultados.
Segundo o levantamento, na análise global, a IA aparece em primeiro lugar pelo segundo ano na lista das tecnologias mais importantes para o próximo ano, acompanhada pela computação em nuvem e robótica.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
No Brasil, a inteligência artificial também é destaque e tende a ser a área mais crucial da tecnologia no próximo ano. Veja o ranking:
- IA: 64% de importância;
- Robótica: 36% de importância;
- Computação de nuvem: 30%.
Os especialistas também elencaram três indústrias que serão as mais impactadas pela tecnologia em 2025:
- Telecomunicações (45%);
- Serviços bancários e financeiros (42%);
- Mídia e entretenimento (38%).
Adoção da IA em 2025 no Brasil
A pesquisa aponta que o uso da IA generativa deve ser cada vez mais frequente no próximo ano, com cerca de 43% das organizações do Brasil que preveem usá-la regularmente.
Outras instituições, que estão ainda em estágio de adoção, planejam expandir o uso. Desse grupo, 25% tem altas expectativas em relação à aplicação da IA e 15% presumem dar o pontapé inicial com a ferramenta.
Entre as principais adoções esperadas, está a identificação de vulnerabilidades de segurança cibernética em tempo real e a prevenção de ataques, ponto observado como importante pela maioria dos especialistas. Espera-se que as ferramentas de IA também auxiliem no desenvolvimento de softwares e no mapeamento de doenças.
Desafios
O estudo também reúne dados sobre os desafios para a adoção generalizada da IA pelas governanças. A resistência e desconfiança da sociedade lideram a lista de obstáculos com 30%, seguidas por preocupações com privacidade e segurança de dados, 13%, e a dependência excessiva da sociedade em resultados de IA, com 11%.
Veja outras matérias do :
- Microsoft revela IA que faz tarefas repetitivas do dia a dia por você
- Google Vids, IA para criar vídeos, é liberado para mais pessoas
- IA aumenta carga de trabalho e reduz produtividade, mostra pesquisa
VÍDEO: 3 USOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO DIA A DIA #Shorts
Leia mais matérias no ItechNews .