O MagicBook Art 14, da Honor, se destacou na IFA 2024 por seu design inovador com webcam magnética removível. Ao invés de incluir a câmera em um entalhe (notch), como a Apple faz no MacBook Air, a marca chinesa adotou um conceito diferente que não apenas amplia a área do display, mas também permite a instalação de acessórios de terceiros por meio de ímãs.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Exclusivo | Capinhas confirmam design do iPhone 16 na IFA 2024
  • Galaxy Z Fold 6 ultrafino aparece em primeira imagem com provável visual

O esteve na IFA 2024, em Berlim, na Alemanha, e conversou com o diretor de Comunicação e Relações Públicas da Honor na América Latina, David Moheno, para entender a origem e o funcionamento dessa tecnologia.

A webcam do MagicBook Art 14 fica guardada dentro do notebook, em um pequeno compartimento ao lado esquerdo, logo acima da porta HDMI 2.1. Para removê-la, basta pressioná-la até ouvir um “clique”, de forma semelhante à remoção de um cartão microSD ou cartucho de Nintendo Switch.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A câmera, localizada em um pequeno retângulo de metal, possui ímãs na parte inferior que se conectam à tela do notebook. Basta aproximar os dois componentes para o magnetismo fazer o trabalho de fixação.

Você pode conectar a câmera virada para frente ou para trás no MagicBook Art 14 (Imagem: Murilo Tunholi/)

David explicou que o sistema de ímãs usa o mesmo conceito encontrado em tablets da Samsung e iPads, que oferecem suporte à S Pen e ao Apple Pencil. No entanto, além de fixar a câmera, o notebook da Honor também permite a transmissão de dados e energia por meio dessa conexão.

O módulo magnético ainda possibilita conectar a câmera virada para trás sem qualquer dificuldade. O testou essa funcionalidade várias vezes durante a IFA 2024 e não encontrou problemas no processo.

O MagicBook Art 14 reconhece a câmera rapidamente, sem a necessidade de configurar o componente via software. A conexão foi simples, rápida e eficiente, e David explicou que esse era o objetivo da Honor.

Webcam do MagicBook Art 14 da Honor fica escondida dentro da lateral do aparelho quando você não precisa usá-la (Imagem: Murilo Tunholi/)

Ímãs do MagicBook Art 14 podem receber outros acessórios

David também comentou sobre a possibilidade de a Honor aceitar acessórios de terceiros no slot magnético da câmera.

“Até agora, a câmera é parte integrante do dispositivo, removível e modular, mas acredito que esse conceito tem muitas possibilidades. A Honor é uma empresa que colabora com outras marcas no desenvolvimento de produtos. Então, tenho certeza de que, no futuro, encontraremos outros usos para os ímãs, como armazenar uma caneta para escrever na tela sensível ao toque”, afirmou David.

Honor não descarta possibilidade de usar a conexão magnética da webcam do MagicBook Art 14 para acessórios de terceiros (Imagem:Murilo Tunholi/)

Por isso, é possível que outras marcas criem seus próprios acessórios para acoplar à tela do MagicBook Art 14, como câmeras maiores ou diferentes.

David também mencionou que, em caso de perda da câmera, o proprietário do notebook pode entrar em contato com o suporte oficial da Honor para solicitar reparo. A marca considera a câmera uma peça essencial do computador, e não apenas um acessório.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Vela solar da NASA capota no espaço
  • Exclusivo | Capinhas confirmam design do iPhone 16 na IFA 2024
  • Telegram simplifica explicação sobre denúncias de conversas privadas
  • Pavel Durov diz que Telegram não é “paraíso anárquico” e inicia mudanças no app
  • Telecine abre sinal a todas as operadoras; saiba como ver no streaming
  • NFL no Brasil | Como assistir à transmissão ao vivo de Eagles x Packers