O lander lunar Blue Ghost, da Firefly Aerospace, flagrou a Terra ocultando o Sol. Divulgado pela NASA na segunda (20), o “eclipse” foi registrado pelo módulo de pouso após acionar seu motor principal pela primeira vez enquanto seguia em sua jornada de 45 dias com destino à superfície lunar.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Eclipses solares totais vão acabar. Quando vai ser o último?
- Qual foi o eclipse solar mais longo da história?
A agência espacial norte-americana publicou o vídeo em timelapse, que mostra o “eclipse” do Sol pela Terra a partir da perspectiva do lander. Segundo informações da Firefly Aerospace, a espaçonave executou o procedimento do motor com grande precisão, e agora está preparada para a próxima etapa que vai colocá-lo a caminho da Lua.
O vídeo foi publicado em uma atualização da NASA sobre o experimento Lunar GNSS Receiver Experiment (LuGRE), uma das cargas úteis que o Blue Ghost leva em seu interior. Segundo a agência espacial, o dispositivo conseguiu captar um sinal enquanto estava a mais de 330 mil quilômetros da superfície da Terra.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O LuGRE foi projetado para demonstrar e testar sistemas de posição, navegação e de ajustes cronológicos na Lua e perto dela. O nome pode não parecer familiar, mas satélites de GPS são um tipo de tecnologia GNSS.
De acordo com a NASA e a Firefly Aerospace, o Blue Ghost está em bom estado enquanto se prepara para entrar na órbita lunar. O lander foi lançado em 15 de janeiro por um foguete Falcon 9, da SpaceX, e deve entrar na órbita da Lua em fevereiro.
Leia também:
- O que é um eclipse solar híbrido?
- Como um eclipse solar é visto no espaço? Fotos de satélite mostram tudo
Vídeo: Como ver um eclipse solar em segurança?
Leia mais matérias no ItechNews .