Na quarta-feira (17), o maior e mais completo fóssil de um estegossauro (Stegosaurus sp.) foi arrematado por 44,6 milhões de dólares (cerca de 250 milhões de reais) em um leilão da casa Sotheby’s em Nova York, nos EUA. Esta é a quantia mais alta já paga por um fóssil de dinossauro na história. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Fóssil de dinossauro aparece no solo após cheias no RS

Apelidado de Apex, o estegossauro recém-leiloado viveu durante o Jurássico Superior, há aproximadamente 150 milhões de anos. Este grupo de dinos herbívoros é famoso por ser “encouraçado”. Há uma armadura dorsal que se estende do pescoço até a cauda.  

O leilão histórico que levou os fósseis de dinossauros a um novo patamar durou apenas 15 minutos. Tempo suficiente para que o valor inicial de 4 milhões de dólares (pouco mais de 22 milhões de reais) fosse superado em 11 vezes, por um comprador anônimo. Ainda não se sabe qual será o destino do item valioso, o que levanta bastante polêmica em torno desses leilões.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Fóssil do estegossauro Apex

O estegossauro Apex foi descoberto em 2022 pelo paleontólogo Jason Cooper, no estado americano do Colorado. O fóssil foi encontrado próximo à cidade de Dinossaur, que recebe este nome por concentrar o maior número de descoberta de dinos nos EUA.

Neste caso específico, o esqueleto impressiona por suas características quase únicas de preservação. Foram encontrados 254 elementos ósseos fósseis dos 319 originais. As peças faltantes foram preenchidas através da impressão 3D. No total, o Apex tem 3,3 m de altura e 8 m de comprimento.

Pelo tamanho do espécime e pelo grau de desenvolvimento ósseo, os paleontólogos consideram que o esqueleto é de um indivíduo adulto que teria vivido até uma idade avançada. A vida longeva é reforçada por outras evidências, como o quadro de artrite e a fusão das vértebras sacrais. 

Além disso, os ossos do estegossauro não apresentam sinais de ferimentos relacionados a um combate mortal e nem de que foi devorado por outro predador.

A seguir, veja imagens do Apex, divulgadas pela casa de leilões:

 

Leilões de dinossauros

Com a compra feita por quase 250 milhões de reais, o Apex se tornou um case de sucesso no universo dos leilões de dinossauros. Até então, o recorde pertencia a um exemplar de Tyrannosaurus rex, apelidado de Stan. O fóssil foi arrematado em 2020 por 31,8 milhões de dólares (mais de 176 milhões de reais).

Arrematado por 250 milhões de reais, estegossauro quase completo bate recorde de fóssil de dinossauro mais caro da história (Imagem: Lucas George Wendt/Unsplash)

Para o mês de novembro, outro leilão promete chacoalhar o mercado na França.  Será leiloado um apatossauro, com 20 metros de comprimento, batizado de Vulcain. Os lances iniciais devem ser de 3 milhões de euros (mais de 18 milhões de reais). 

Apesar das cifras alcançadas, a ocorrência dos leilões de dinossauros está longe de ser consenso entre os cientistas. Isso porque as peças com alto valor científico podem nunca chegar ao público e não há garantias de que poderão ser estudadas por paleontólogos no futuro.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Vídeo mostra tribo isolada se aproximando de áreas de extrativismo na Amazônia
  • Tenacious D: Turnê de Jack Black é cancelada após piada infeliz do guitarrista
  • Cientistas descobrem microcontinente entre o Canadá e a Groenlândia
  • DC anuncia seu próprio “Universo Ultimate” com Absolute Universe
  • Instagram prepara botão para dar “Super Like” no Stories
  • Pedaço de Mim | Novela da Netflix com Juliana Paes vira hit mundial