O mundo dos mangás é amplo e possui milhares de obras publicadas, sejam elas longas como One Piece ou os famosos “oneshot” – que trazem apenas um capítulo para contar a sua história. No entanto, se você está começando a se interessar pelo tema, pode ser difícil selecionar quais são as mais fáceis para ler e se adaptar ao formato.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • MANGA Plus: planos disponíveis no Brasil, preços e dicas
  • Crunchyroll lançará aplicativo para leitura de mangás em 2025

São diversos gêneros, temas, abordagem das histórias, estilo do autor e da própria editora e outros aspectos que fazem uma grande diferença na hora do leitor lidar com o conteúdo. Se acaba lendo uma que não seja o que está procurando, as chances de deixar os quadrinhos japoneses de lado também são altas. 

Para te ajudar, nós do reunimos aqui os melhores mangás para iniciantes com interesses distintos. Unimos os principais como as obras focadas em esportes, suspense, os clássicos “shonen” e “shoujo” e até alguns de volume único – para quem busca uma história mais curta e direta ao ponto. Vamos conhecer um pouco sobre elas?


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Melhores mangás sobre esportes para iniciantes

2. Slam Dunk

O mangá Slam Dunk é extremamente aclamado, trazendo uma abordagem sólida não apenas sobre o basquete escolar, mas também sobre as etapas da juventude (e seus dilemas) durante o crescimento. 

Na história, acompanhamos Hanamichi Sakuragi – um desordeiro que acaba buscando no basquete uma forma de chamar a atenção da sua paixão: Haruko Akagi. Os capítulos se adentram mostrando as regras do esporte, os campeonatos juvenis e o cotidiano escolar dos personagens.

O que mais chama a atenção nem é o esporte em si, mas a transformação de Sakuragi no decorrer da história. Ele entra no time de basquete por um interesse amoroso, mas descobre no esporte uma verdadeira paixão que estará ao seu lado a vida toda. 

Slam Dunk não se trata apenas sobre basquete (Imagem: Reprodução)

1. Haikyu

Em Haikyu somos convidados a acompanhar Hinata Shoyou, um jovem que sonha em seguir os passos de seu ídolo no vôlei. O problema é que seu tamanho reduzido e a falta de habilidade são grandes entraves no esporte – algo que ele busca compensar com velocidade e táticas. 

Além de ser uma obra extremamente bem-humorada, um dos grandes destaques é que acaba mostrando muito da união e trabalho em equipe entre os membros do time. Além disso, muitas vezes a história foge de seu protagonista e nos permite conhecer melhor os personagens secundários – apresentando seus desafios e sonhos. 

Tudo isso aliado aos desenhos dinâmicos de Haruichi Furudate permitem uma grande imersão em sua trama e cenas. 

Haikyu é uma excelente história sobre trabalho em equipe (Imagem: Reprodução)

Melhores mangás shonen para iniciantes

3. My Hero Academia

Se você acompanha HQs da DC Comics e/ou da Marvel, My Hero Academia lhe trará uma familiaridade maior para a obra e seus personagens. Em um mundo onde mais de 90% da população tem alguma habilidade especial, Midoriya Izuku nasceu sem poderes e sonha em se tornar o maior super-herói de todos.

Apesar de trazer um ritmo diferente das histórias em quadrinhos comuns, vemos como funciona o treinamento para serem heróis e a forma como a sociedade lida com constantes ataques de vilões. O destaque fica para acompanhar a jornada de Midoriya em meio aos rivais e seus oponentes, assim como a forma como o povo enxerga suas ações.

Ter poderes faz mesmo toda a diferença para um herói? (Imagem: Reprodução)

2. FullMetal Alchemist

Se você está começando a dar passos neste universo de mangás, uma das principais obras que precisa conhecer como iniciante é FullMetal Alchemist. Sua estrutura, personagens e forma que a trama é construída são uma das mais aclamadas dos tempos modernos, entrelaçando todos seus eventos até o seu final.

A história é sobre Edward e Alphonse Elric, dois irmãos alquimistas que “quebraram o tabu”: tentaram transmutar um ser humano. Enquanto o mais velho perdeu um braço e uma perna no processo, o mais novo acabou perdendo todo seu corpo e sua alma ficou presa em uma grande armadura. A partir disso, acompanhamos a história deles para recuperar seus corpos. 

Edward e Alphonse tentam recuperar o corpo que perderam (Imagem: Reprodução)

1. Dragon Ball

Dragon Ball é um clássico e um dos melhores mangás para iniciantes. Você pode conhecer os poderes, as batalhas épicas e a presença de vilões cada vez mais fortes, mas a sua trama vai muito além disso – principalmente porque a intenção inicial da obra era de ser uma comédia.

Goku vive em meio a uma floresta até ser encontrado por Bulma, que está buscando pelas icônicas Dragon Ball. Quem reunir as sete esferas, poderá invocar Sheng-Long e fazer um pedido. Porém, inimigos passam a atrapalhar a jornada dos dois, enquanto o pequeno guerreiro se mostra mais forte a cada batalha. 

Nem sempre Goku e seus amigos focaram apenas em combates (Imagem: Reprodução)

Melhores mangás shoujo para iniciantes

3. Fushigi Yugi

A trama de Fushigi Yugi mostra Miaka Yuki sendo transportada para um mundo mágico e cheio de ameaças. E voltar para casa exigirá que ela encontre as sete estrelas de Suzaku, quando poderá obter três desejos. O que ela não sabe é que estas “estrelas” são guerreiros e que seu destino está diretamente entrelaçado a alguns deles.

Apesar da obra ter muito romance, ela também se destaca por quebrar muitos tabus para a época que foi publicada (anos 90). Nem todos os tais “guerreiros” possuem uma grande força física, mostrando que essa questão pode variar com os desafios enfrentados e a forma como enxergamos o verdadeiro significado da palavra. 

O romance está em alta em Fushigi Yugi (Imagem: Reprodução)

2. Guerreiras Mágicas de Rayearth

Três jovens estudantes são levadas para o mundo de Cephiro, ganhando habilidades especiais e se tornando as Guerreiras Mágicas de Rayearth. O mangá tem apenas dois grandes arcos, se tornando o ideal para leituras mais curtas e que vão entreter pelos confrontos e pela conexão que se forma entre as personagens principais.

A história, apesar de mostrar “outro mundo” e ter um elenco de personagens riquíssimo, se destaca pela simplicidade e na forma como todas as três heroínas e o elenco ao seu redor se direcionam para o mesmo objetivo dentro da narrativa – se tornando uma excelente forma para iniciantes começarem a ler mangás.

Três amigas se tornam heroínas em uma terra mágica (Imagem: Reprodução)

1. Card Captor Sakura

Outro grande ícone dos mangás “shoujo”, Card Captor Sakura se tornou extremamente popular e segue com milhares de fãs espalhados pelo mundo até os dias atuais. Na trama, Sakura Kinomoto descobre um livro mágico do Mago Clow e as cartas que o feiticeiro criou se espalham por toda a cidade – levando a jovem e ao seu novo parceiro, Kero, a irem atrás delas para impedirem um grande desastre.

Seja pelas sequências de ação, a rivalidade e romance que existe entre Sakura e Shaoran, os mistérios que cercam a garota e a própria coleção de cartas – cada uma representando um elemento ou habilidade que ela pode usar (isso sem falar no figurino) tornaram a aventura em um clássico instantâneo.

Sakura e Kero buscam as cartas que podem causar um verdadeiro desastre (Imagem: Reprodução)

Melhores mangás de suspense para iniciantes

2. Death Note

Aqui já falamos de histórias sombrias e feitas para maiores de idade. Death Note é um excelente mangá de suspense para iniciantes não apenas pela sua trama investigativa, mas por questionar a própria natureza humana. Na narrativa, Light Yagami recebe de um dos deuses da morte um caderno, que confere a ele o poder de matar qualquer pessoa cujo nome seja escrito em suas folhas. 

A história segue um verdadeiro jogo de “gato e rato”, com Light tentando encobrir os rastros das mortes que provoca e L usando sua genialidade para descobrir a verdade por trás dos crimes. No entanto, muito se é questionado dentro da trama sobre a questão de como enxergamos vida e morte, além de questões como justiça e impunidade na sociedade. 

O que você faria com um caderno que permitisse matar qualquer pessoa apenas escrevendo seu nome? (Imagem: Reprodução)

1. Monster

No passado, o doutor Kenzou Tenma, o melhor cirurgião de todo o Japão, estava preso em um dilema: salvar o prefeito da cidade ou irmãos gêmeos que tinham acabado de sofrer um grave acidente. Com dilemas morais e éticos envolvidos, ele decide salvar os jovens – o que acaba com sua carreira.

A partir disso, as pessoas que derrubaram sua vida profissional começam a ser assassinadas e isso leva a uma intensa investigação sobre Tenma e as pessoas ao seu redor. Nessa história, muito se discute sobre a psique humana, suas nuances e também sobre a questão de interesses – o que torna a obra uma daquelas que todos deviam ler ao menos uma vez. 

Em Monster, assassinatos estranhos levam a uma verdadeira viagem á psique (Imagem: Reprodução)

Melhores mangás de volume único para iniciantes

2. Look Back

Se busca uma história com começo, meio e fim em um volume só, está no lugar correto. Look Back é criado pelo mesmo autor de Chainsaw Man, mas trazendo uma escala bem menor: a história mostra duas garotas que crescem fazendo tirinhas para o jornal da escola e sua rivalidade acaba se tornando uma grande amizade.

Ainda que a trama pareça ser leve, não se engane: são abertas muitas questões sobre como nos relacionamos com as pessoas ao nosso redor, assim como as escolhas que fazemos em nosso cotidiano. Se você pudesse mudar algo de seu passado, mesmo alterando em definitivo a vida de muitas pessoas, você ainda o faria? 

Look Back questiona se vale a pena voltar ao passado (Imagem: Reprodução)

1. Voices of a Distant Star

Essa é uma história de Makoto Shinkai, conhecido por obras como Your Name e Suzume. Nela vemos dois jovens que foram amigos de infância se correspondendo através de mensagens de texto. Seria algo simples se o rapaz não estivesse na Terra e a moça em pleno espaço, enfrentando uma raça alienígena que deseja exterminar os humanos.

Apesar deste enredo que parece ter saído de uma ficção-científica, a história se foca na relação entre os dois e no momento em que percebemos nascer um novo sentimento. Não entregaremos spoilers sobre como a trama se encerra, mas dá para afirmar que a sua leitura valerá a pena para descobrir o desfecho disto.

Voices of a Distant Star conta uma história de laços mantidos à distância (Imagem: Reprodução)

Comece a ler mangás

Para iniciantes, acompanhar mangás é uma tarefa complexa, principalmente pela distância cultural e pelo seu formato único de leitura (você tem de ler da direita para a esquerda, por exemplo). No entanto, os sentimentos expressos e suas lições continuam próximos do nosso cotidiano – mesmo no Brasil. 

Entre os melhores mangás para iniciantes, podemos ver:

Melhores sobre esporte

  1. Haikyu
  2. Slam Dunk

Melhores shonen

  1. Dragon Ball
  2. FullMetal Alchemist
  3. My Hero Academia

Melhores shoujo

  1. Card Captor Sakura
  2. Guerreiras Mágicas de Rayearth
  3. Fushigi Yugi

Melhores sobre suspense

  • Monster
  • Death Note

Melhores volumes únicos

  1. Voices of a Distant Star
  2. Look Back

Independentemente de onde começa, o importante é que se divirta e busque uma história que se adeque mais ao que precisa ler neste momento em sua vida. Decidiu ler alguma delas ou começou de um lugar diferente? Compartilhe conosco como iniciou a ler os mangás.

 

Leia outras matérias do :

  • Oscar 2025: onde assistir aos principais filmes indicados
  • Homens são presos no Japão por vender artes de “waifus” criadas por IA
  • Oscar 2025: Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres fazem história entre indicados

Leia mais matérias no ItechNews .