No sul da Escócia, funcionários do Farol de Corsewall encontraram uma garrafa com uma mensagem de 132 anos. A carta escrita nos anos 1890 dá detalhes sobre o passado do sinaleiro e estava escondida em uma das paredes da torre de 30 metros. Somente foi localizada por causa de uma reforma.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Mensagem em garrafa enviada do Brasil chega à Austrália 16 anos depois
- Por que as garrafas de champanhe do Titanic não implodiram?
A mensagem em garrafa que remonta a história do farol marítimo foi encontrada pelos técnicos mecânicos Neil Armstrong e Ross Russell, além do aprendiz de engenharia mecânica Morgan Dennison.
A garrafa de vidro não é do tipo mais comum, já que tem uma base arredondada e não para em pé. A espessura do vidro é bastante grossa e está repleta de bolhas de ar. Apesar das suas particularidades, ela protegeu muito bem a carta. Inclusive, esta não é a primeira vez que uma carta centenária é localizada na Escócia.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Mensagem em garrafa com 132 anos
A seguir, confira a tradução para o português da carta encontrada no farol da Escócia, neste ano:
Estação de Luz e Sinal de Névoa de Corsewall, dia 4 de setembro de 1892.
Esta [nova] lanterna foi erguida por James Wells, engenheiro, John Westwood, carpinteiro, James Brodie, engenheiro, David Scott, operário, da empresa James Milne & Son Engineers, Milton House Works, Edimburgo, durante os meses de maio a setembro e reacendida na noite de quinta-feira, dia 15 de setembro de 1892.
Os responsáveis pela estação neste momento eram os seguintes: John Wilson, principal, John B Henderson, primeiro assistente, John Lockhart,segundo assistente.
A lente e a máquina foram fornecidas por James Dove & Co Engineers, Greenside, Edimburgo, e montadas por William Burness, John Harrower e James Dods, engenheiros da empresa mencionada acima.
História do farol na Escócia
“A equipe de técnicos que encontrou a garrafa é o equivalente direto dos engenheiros do século XIX que a deixaram lá”, conta Mike Bullock, diretor executivo do Northern Lighthouse Board, em nota sobre o achado.
“Tenho certeza de que James Wells e seus colegas citados no documento ficariam felizes em saber que o trabalho deles continua e que o Farol de Corsewall ainda está em funcionamento 132 anos depois, sob os cuidados de profissionais com a mesma paixão e dedicação”, acrescenta Bullock.
Apesar do registro, o farol funciona há ainda mais tempo e já completou 200 anos de história. No momento, passa por uma série de reformas para manutenção, mas, quando estiver pronto, a garrafa com a mensagem será devolvida para o esconderijo de onde foi encontrada. Ali, também será depositada uma segunda garrafa, com uma mensagem da atual equipe.
Leia mais:
- Garrafa com mensagem de 200 anos é encontrada em escavação na França
- Garrafa jogada há 135 anos na Alemanha é encontrada na Austrália com mensagem
- Possível garrafa com mensagem mais antiga do mundo é encontrada nos EUA
VÍDEO: O incrível navio que fica de pé no meio do mar
Leia mais matérias no ItechNews .