A Microsoft está incentivando consumidores a substituir computadores não compatíveis com o upgrade para o Windows 11 por máquinas novas. Esta é a primeira vez que a empresa recomenda que os usuários troquem de PC por um modelo com a última versão do Windows. O comunicado consta na página de suporte oficial da fabricante e gerou polêmica entre a comunidade de usuários. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Como baixar, instalar e ativar o Windows 11 | Guia Prático
  • Windows 11 24H2 é liberado para todos os computadores; veja o que muda

Anteriormente, a Microsoft já havia anunciado que o Windows 10 terá suporte encerrado em outubro de 2025. A indicação para a troca é a novidade no site da marca, o que gerou críticas à empresa por parte da comunidade de usuários, uma vez que incentivar a transformação de computadores funcionais em lixo eletrônico foi encarado como algo controverso e pouco econômico. Veja abaixo trecho do comunicado.

“Se tiver dispositivos com uma versão não suportada do Windows, recomendamos que os atualize para uma versão mais atual, que ainda seja suportada pela Microsoft. Se os seus dispositivos não cumprirem os requisitos técnicos para executar uma versão mais atual do Windows, recomendamos que substitua o dispositivo por um modelo que suporte Windows 11”.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O que acontecerá com PCs com Windows 10?

Uma das principais mudanças do Windows 11 foi a centralização do menu Iniciar (Imagem: Reprodução/Windows Latest)

Embora em outubro do ano que vem os dispositivos com Windows 10 deixem de receber atualizações de segurança e software, isso não significa seu fim. Os produtos seguirão funcionando normalmente, mas correndo riscos. Com o passar do tempo, os computadores com a versão anterior, estarão mais suscetíveis a vírus e malwares, que vão evoluir cada vez mais. 

É obrigatório trocar o computador?

Apesar da fabricante recomendar a troca do desktop, a substituição não é obrigatória. Tendo em vista que ele seguirá operando como de costume, para manter a segurança, existem outras opções. A primeira é substituir o Windows pelo Linux, um sistema operacional gratuito, que se destaca pela personalização e privacidade. Porém, será necessário um tempo para se adaptar a interface, usabilidade, disponibilidade de aplicativos e game. 

Milhões de computadores deixarão de receber atualizações em outubro de 2025 (Imagem: Clint Patterson/Unsplash)

Além disso, o usuário também pode adquirir o suporte estendido do Windows 10. Contudo, o preço é elevado, de US$ 61 dólares por ano (R$ 334,71, em conversão direta). Dessa forma, a cobertura contra ameaças será prolongada.

Leia mais matérias no ItechNews .