Novas informações publicadas pelo analista Ming-Chi Kuo na útlima quarta-feira (23) indicam que a linha iPhone 16 pode não ter empolgado tanto quanto a Apple esperava. Afinal, a marca teria decidido cortar a produção dos celulares em até 10 milhões de unidades, sugerindo uma queda na demanda.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Apple teria cortado produção do Vision Pro após redução de demanda
  • iPhone 16 x Galaxy S24 | Qual o melhor celular topo de linha básico?

O analista apontou que a maior parte dos cortes teria afetado os modelos não Pro. Com isso, a produção do iPhone 16 para o segundo semestre de 2024 teria sido revisada para cerca de 84 milhões de unidades, em comparação com uma estimativa anterior de 88 milhões.

A notícia vem em um anterior contexto de relativo otimismo em relação aos aparelhos, já que o conjunto de soluções de inteligência artificial (IA) Apple Intelligence passa a ser implementado em mais modelos com as atualizações do iOS. No entanto, os cortes sinalizam que, até o momento, não há evidências de que a IA possa aumentar as vendas do iPhone a curto prazo.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Com isso, a produção total de iPhones para 2024 e 2025 ficaria da seguinte forma:

  • Quarto trimestre de 2024: aproximadamente 80 milhões (contra 84 milhões no mesmo período do ano passado)
  • Primeiro trimestre de 2025: aproximadamente 45 milhões (contra 48 milhões no mesmo período deste ano)
  • Segundo trimestre de 2025: aproximadamente 39 milhões (contra 41 milhões no mesmo período deste ano)
iPhone 16 teve produção cortada em cerca de 10 milhões de unidades (Imagem: Ivo Meneghel Jr./)

Embora os cortes de produção possam não impactar imediatamente a receita da Apple no quarto trimestre de 2024, devido a um mix de produtos mais favorável, as receitas de iPhone deverão enfrentar pressão no primeiro semestre de 2025. Isso ocorreria por conta da queda anual no número de remessas e do lançamento do iPhone SE 4, que deve afetar o mix de produtos ao ser uma adição de preço mais baixo.

A produção em massa do iPhone SE 4 deve começar em dezembro de 2024, com uma projeção de aproximadamente 8,6 milhões de unidades entre dezembro de 2024 e o primeiro trimestre de 2025.

A falta de novidades consideradas relevantes tem sido ponto de críticas da linha iPhone 16, mas isso pode mudar para a geração seguinte. Afinal, a Apple estaria planejando o lançamento de um novo modelo Slim, com construção mais fina e visual renovado.

Leia mais matérias no ItechNews .