Aguardado como sucessor do Chromecast, o Google TV Streamer voltou a vazar neste domingo (28), ganhando detalhes de recursos bem-vindos que serão integrados ao dispositivo. Visto em certificações do FCC, órgão equivalente da Anatel nos EUA, o aparelho mostrou que pode chegar corrigindo pontos críticos do antigo formato de dongle, embarcando uma porta Ethernet para rede com fio e rádio Thread para melhor integração com acessórios de casa inteligente.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Pixel 9 Pro XL tem visual completo vazado em vídeo de hands-on
Certificação do Google TV Streamer encontrada no FCC revela que o aparelho terá porta Ethernet e rádio Thread para casa conectada (Imagem: FCC/9to5Google)

A descoberta foi feita pelo portal 9to5Google, também responsável pelo vazamento original do acessório, e inclui uma série de documentações que indicam algumas das funcionalidades da novidade. Os destaques começam pela possível inclusão de uma porta Ethernet, para conexão à internet via cabos. Caso se confirme, a chegada do conector, ausente dos antigos Chromecasts em virtude do formato compacto, poderia fornecer maior velocidade e estabilidade, proporcionando uma experiência superior de streaming.

Outra adição interessante é a de um rádio compatível com o protocolo Thread, destinado a casas inteligentes. Apresentado em 2015 por um consórcio de empresas, incluindo gigantes como Apple, Amazon, Samsung, Qualcomm e o próprio Google, o Thread trabalha com tecnologia IPv6 (a mesma usada pela internet) para permitir que dispositivos inteligentes conversem entre si diretamente, sem ser necessário uma central de gerenciamento.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Essa característica garante mais velocidade e responsividade, e tem sido considerada essencial para a expansão do ecossistema de casa conectada, já que as informações não precisam ir à central para serem processadas. A inclusão do padrão teria grande impacto principalmente em residências onde há muitos aparelhos inteligentes interligados.

O sucessor do Chromecast pode passar por uma grande mudança de design, aumentando de tamanho e assumindo um formato para ser usado sobre a mesa (Imagem: 9to5Google)

Ainda segundo a documentação, o Google TV Streamer traria ao menos uma porta USB (possivelmente USB-C), Wi-Fi Dual Band (2,4 GHz e 5 GHz) e Bluetooth, bem como estaria rodando alguma versão de Android, considerando a menção do uso de adb (Android Debug Bridge) durante os testes realizados pelo FCC.

O novo dispositivo de streaming do Google já teve o visual vazado, sendo similar a um Chromecast de tamanho avantajado, posicionado em uma base de mesa inclinada e acompanhado de um controle remoto mais robusto, que também poderia oferecer mais funções graças ao Thread. Preço e data de disponibilidade seguem desconhecidos, mas acredita-se que novidades serão divulgadas em 13 de agosto, durante o lançamento da linha Pixel 9.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • SDCC 2024 | Robert Downey Jr. será Dr. Destino em novo Vingadores
  • 5 motivos para não comprar o Fastback Abarth
  • SDCC 2024 | Quarteto Fantástico ganha título oficial e novos detalhes
  • Passar horas vendo memes e bobagens na internet deteriora o cérebro
  • NVIDIA confirma nova RTX 3050 A para notebooks e detalha ficha técnica
  • Olimpíadas 2024 | Como assistir às apresentações do Skate Street feminino