Misteriosas pegadas no solo de um vulcão extinto no sul da Itália chamaram tanto a atenção dos cientistas que passou a receber o nome de Devil’s Trails. Para tentar desvendar esse enigma (quem fez essas pegadas? O que realmente aconteceu?), uma equipe fez uma análise das pegadas. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • O que é lava vulcânica? Do magma às rochas ígneas
  • Lava de vulcões do mundo todo pode surgir do mesmo ancestral do magma

De acordo com o estudo, esse vulcão entrou em erupção há cerca de 350 mil anos, e as marcas foram feitas por pelo menos quatro pessoas de tamanhos e pesos corporais variados.

Para identificar quem fez as pegadas, os autores do estudo aplicaram equações para estimar a altura e a massa corporal total de humanos antigos a partir dessas marcas.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A teoria é que as pegadas foram feitas em um momento em que o ignimbrito (rocha resultante da deposição a elevadas temperaturas de materiais) ainda era macio, mas havia esfriado o suficiente para ser pisado. O artigo também diz que a trilha era íngreme, irregular, molhada e escorregadia.

Quem deixou as pegadas?

As quatro pessoas que fizeram as pegadas na trilha provavelmente pesavam entre 55,5 e 64,6 quilos e a altura variava de 1,52 metros a 1,76 metros de altura.

Conheça os humanos que andavam em solo vulcânico no passado (Imagem: Palombo et al, 2024/Quaternary)

O estudo traz a hipótese de que quem deixou essas pegadas vulcâncias foi uma espécie humana extinta chamada Homo heidelbergensis, que vagava pela Europa na época da erupção.

Os pesquisadores especulam que o grupo pode ter sido formado por duas mulheres ou crianças e pelo menos um homem adulto, embora seus dados não sejam precisos o suficiente para afirmar isso com certeza ou fornecer informações mais detalhadas sobre essa espécie. O estudo está disponível na revista Quaternary.

Leia também:

  • Qual é a diferença entre magma e lava?
  • Lava magnetizada estaria por trás dos misteriosos “redemoinhos” na Lua

VÍDEO | Bionemo da Nvidia

 

Leia mais matérias no ItechNews .