Agora conhecido como X, o Twitter é uma rede social de microblog que foca em publicações breves para interagir com outras pessoas. A plataforma foi adquirida pelo bilionário Elon Musk em 2022, que propôs a mudança de nome e uma série de mudanças no serviço.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Máquina do Tempo | Como era o visual antigo do Twitter

Quando o X/Twitter foi criado?

A rede social foi criada em março de 2006, mas só virou uma empresa independente com o mesmo nome em 2007. Na época, a rede social era bem simples, e permitia apenas a publicação de textos com até 140 caracteres, sem opção para anexar fotos e vídeos.

Visual do Twitter em 2006 (Imagem: Reprodução/Web Design Museum)
Visual do Twitter em 2006 (Imagem: Reprodução/Web Design Museum)

Quem foi o criador do X/Twitter?

O Twitter foi criado por Biz Stone, Evan Williams, Jack Dorsey e Noah Glass, nos Estados Unidos. Mais tarde, em 2022, a plataforma foi adquirida pelo bilionário Elon Musk, que também está por trás da Tesla, SpaceX e Starlink.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Quais são os principais recursos da rede social?

A possibilidade de publicar conteúdos curtos em uma linha do tempo ainda é o principal recurso do X. Porém, agora a rede social trabalha com o limite de 280 caracteres, que pode ser expandido caso seja assinante do X Premium.

A plataforma também liberou a inclusão de fotos e vídeos nas publicações, assim como passou a oferecer outros formatos de conteúdo, como as transmissões ao vivo.

Além disso, a rede social conta com os trendings topics, que reúne os assuntos mais discutidos em tópicos. A busca do X também ajuda a encontrar informações em tempo real.

Veja também as 15 pessoas mais seguidas no X/Twitter.

Twitter virou X em 2023 (Imagem: Ivo Meneghel Jr/)
Twitter virou X em 2023 (Imagem: Ivo Meneghel Jr/)

Venda para Elon Musk

A rede social foi adquirida por Elon Musk em 2022 após idas e vindas durante as negociações. Após a compra, a plataforma passou por uma série de mudanças, incluindo a remoção de nove funções, como o acesso sem login, o selo de verificados “orgânico”, a gratuidade do TweetDeck e mais.

Mudança de nome para X

Outra grande mudança promovida por Elon Musk foi a mudança de nome para X. O processo começou em julho de 2023 com o intuito de transformar a rede social em um “superapp”.

Apesar da alteração, o endereço principal do serviço só passou de “twitter.com” para “x.com” em maio de 2024. Os aplicativos para celulares e tablets, vale lembrar, já contavam com o novo nome desde o ano anterior.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Joby demonstra voo de 840 km de táxi aéreo a hidrogênio
  • Cubo mágico completa 50 anos e ganha comemoração no YouTube
  • Shannen Doherty, Brenda de Barrados no Baile morre aos 53 anos
  • Meteoro cruza céu do Nordeste e promove clarão surpreendente
  • Link também será jogável em The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom
  • Seu smartwatch pode virar uma “IA enfermeira” nos próximos anos