O mês de outubro trará chuvas acima da média na maior parte da Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Já a temperatura dessas regiões deverá ser próxima à média do período (VER SE EU ACHO A MÉDIA).

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Celular de ouro custa até R$ 83 mil; veja imagens do dobrável triplo
  • X será desbloqueado somente após o pagamento de multas, determina STF

Esse cenário também se verifica para o sudoeste do Amazonas e do Pará, bem como no norte de Rondônia, com precipitação ligeiramente acima da média. Já em grande parte do Nordeste, norte de Minas Gerais e de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará, são previstas chuvas próximas e abaixo da média climatológica.

A previsão é de pouca chuva para o centro-norte, com redução dos níveis de umidade no solo, principalmente no MATOPIBA (região que abrange os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Durante a segunda quinzena do mês, é esperado o retorno gradual das chuvas na região central do país. Segundo o Monitor de Secas, a seca piorou em agosto, com avanço da extensão de secas de grau moderado no norte de Mato Grosso e no norte e no sul de Mato Grosso do Sul. Já a seca grave se fez presente no sul, oeste e noroeste de Goiás, bem como no sul e oeste de Mato Grosso, e no nordeste e no oeste de Mato Grosso do Sul. 

Até o final da primavera, em  21 de dezembro, as chuvas podem ficar acima da média em pontos isolados, como Acre, Roraima, sudoeste do Amazonas, sudeste da Bahia, Rio Grande do Sul. No entanto, o Inmet destaca que a qualidade e o volume de chuvas durante a estação nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte da Sul dependerão da umidade vinda da Amazônia.

São esperadas chuvas acima da média na maior parte da Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais

Enquanto isso, o sul do Amazonas, uma das áreas onde se concentra os focos de incêndios naquele estado, ainda sofrerá com a seca e a incidência de queimadas e incêndios florestais até o mês de outubro.

Temperatura

Os termômetros devem registrar marcas acima da média (28ºC) em grande parte do país, em áreas do Mato Grosso, oeste da Bahia, Piauí, Maranhão.

Também são esperadas temperaturas próximas à média no leste de Pernambuco, Rio Grande do Norte, sudeste do Amazonas, sudoeste de São Paulo, sudeste do Paraná e centro de Santa Catarina.

Já no Rio Grande do Sul e áreas pontuais de Santa Catarina e Paraná, são previstos valores abaixo da média. Em áreas de maior altitude das regiões Sul e Sudeste, são previstas temperaturas inferiores à 17ºC.

Veja mais:

  • Saiba tudo sobe a minilua da Terra, que chegou no domingo (29)
  • Marvel tem novo Deadpool com uma regra que Wade nunca respeitou

Leia mais matérias no ItechNews .