Conhecido como o “pai do PlayStation”, Ken Kutaragi revelou durante a Tokyo Game Show que a Sony não acreditava no sucesso do console. Segundo Kutaragi, que liderou o desenvolvimento do PlayStation original, muitos dentro da empresa duvidavam do potencial do projeto, prevendo que o console seria um fracasso.

  • Preço do PS5 Pro no Brasil é o que todo mundo imaginava
  • Análise mostra que PS5 Pro não tem ganhos reais de FPS
  • Por que o PlayStation 5 Pro é tão caro?

História do PlayStation 

No início dos anos 1990, Kutaragi e a Sony tentaram uma parceria com a Nintendo para criar uma versão do PlayStation que seria um acessório de CD para o Super Nintendo.

Após o fracasso dessa proposta, a Sony decidiu seguir em frente sozinha, lançando o primeiro PlayStation em 1994. Apesar de o console ter revolucionado a indústria dos videogames, Kutaragi recorda a resistência enfrentada, tanto dentro da Sony quanto de outras empresas.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Queríamos compartilhar a nossa paixão”, disse Kutaragi durante a Tokyo Game Show, segundo a VGC. “Visitamos dezenas, se não centenas de empresas de jogos, e a maioria delas não estava interessada. Nos disseram: ‘Não façam isso. Outras empresas tentaram e fracassaram. Vocês também vão fracassar.’”

Na época, o mercado de consoles era dominado pela Nintendo e pela Sega. Mesmo com um hardware mais avançado do que o SNES e o Genesis, o PlayStation enfrentava desafios ao competir com o lançamento do Sega Saturn. No entanto, o PlayStation se destacou, e a Sony rapidamente se consolidou como uma das principais empresas no setor de videogames.

Uma mão segura um controle do console PlayStation, enquanto ao fundo uma TV mostra jogo de corrida
PlayStation desafiou o mercado de consoles em 1994 e se estabeleceu como uma gigante do setor nos anos seguintes (Imagem: João Ferrão/Unsplassh)

Kutaragi permaneceu na Sony até 2007, quando deixou a empresa após o lançamento difícil do PlayStation 3. Mesmo assim, seu legado como o arquiteto das três primeiras gerações de consoles PlayStation garantiu seu lugar na história dos videogames.

Leia mais matérias no ItechNews .