Nos Estados Unidos, pesquisadores da Universidade Washington em St. Louis descobriram quais são os neurônios que ativam a resposta da tosse e do espirro e como podem ser desativados. Os testes foram feitos apenas em camundongos.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Como surgem as alergias? Saiba o que a ciência diz!

Nos experimentos, a equipe norte-americana de pesquisa inativou esses neurônios das vias aéreas de camundongos e, em seguida, infectou os animais com o vírus da gripe (influenza). Eles ficaram doentes, mas, comprovando os achados, eles não espirravam.

Embora a descoberta tenha surgido a partir de experimentos com animais, o grupo aposta que o mecanismo deve ser similar para os neurônios humanos. Se isso se confirmar, novos remédios poderão ser planejados para quadros de crises alérgicas, conhecidos pelos espirros em excesso, por exemplo. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Neurônios conectados com tosse e espirros

“Espirros e tosse são sintomas primários de muitas infecções virais respiratórias e alergias”, explicam os autores, no estudo recém-publicado na revista Cell. Entretanto, a ciência conhece pouco sobre os mecanismos celulares que ativam essa resposta de defesa.

Cientistas descobrem como inativar neurônios conectados com a tosse e os espirros em animais (Imagem: Jiang et al., 2024/Cell)

Durante a pesquisa, “mostramos que a mucosa nasal é inervada por várias populações de neurônios sensoriais, mas apenas uma população media respostas de espirros a uma infinidade de irritantes nasais, alérgenos e vírus”, pontua a equipe.

“Embora essa população [de neurônios] também inerva a traqueia, ela não medeia a tosse, conforme revelado por nosso modelo de tosse recém-estabelecido. Em vez disso, uma população sensorial distinta media a tosse, mas não os espirros, revelando uma diferença sensorial imprevista entre espirros e tosse”, detalha.

Assim, o grupo de pesquisadores descobriu que os espirros e as tosses estão relacionados a vias neuronais distintas, o que é um novo dado para pensar essas duas respostas do corpo.

Novos tratamentos para crises alérgicas

Segundo os autores, o estudo sobre os neurônios que disparam tosses e espirros revelam “alvos neuronais de medicamentos para o controle de sintomas em infecções virais respiratórias e alergias”. Por isso, é necessário se aprofundar na pesquisa e validar os achados em humanos.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Galaxy S25 Ultra ganha imagens com provável visual redesenhado
  • iPhone 16 Pro Max X Galaxy S24 Ultra | Qual é mais potente?
  • Anatel amplia 0303 para combater ligações de spam
  • 10 melhores SUVs para comprar com até R$ 100 mil em 2024
  • O que causou a “chuva preta” que assustou moradores no RS
  • Quando acaba a onda de calor no Brasil?