Dentro da mitocôndria, os seres humanos herdam o DNA somente da mãe. Nesse cenário, todos os traços do genoma mitocondrial de seu pai destruídos. Mas por que isso acontece? Foi essa questão que serviu como base para um novo estudo da Universidade do Colorado. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Nascem primeiros bebês com DNA de três pais
  • Filhos herdam o tipo sanguíneo do pai ou da mãe?

O artigo publicado na Science Advances descobriu que quando o processo falha e as mitocôndrias paternas entram no embrião em desenvolvimento, isso pode levar a problemas neurológicos, comportamentais e reprodutivos duradouros em adultos.

Os pesquisadores tentaram entender o que pode levar a alguns distúrbios mitocondriais, que dificultam a capacidade do corpo de produzir energia. A ideia também era chegar a uma nova abordagem para potencialmente preveni-los ou tratá-los.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Para saber o que acontece quando as mitocôndrias paternas não se autodestroem, os cientistas analisaram vermes da espécie C. elegans.

DNA mitocondrial paterno

De acordo com o estudo, há apenas alguns casos documentados em que o DNA mitocondrial paterno pode ter sido encontrado em adultos humanos.

O trabalho menciona o caso de um homem de 28 anos tinha dificuldade para respirar, músculos fracos e não conseguia tolerar exercícios.

A mitocôndria protagoniza estudos científicos (Imagem: Julos/Freepik)

Por enquanto, acredita-se que, em alguns casos, um mero atraso na eliminação das mitocôndrias paternas pode estar alimentando doenças humanas difíceis de diagnosticar. Agora, a ideia do estudo é chegar a novas maneiras de diagnosticar ou tratar tais distúrbios.

Mitocôndria insere DNA

Anteriormente, um estudo da PLOS Biology mostrou que as mitocôndrias inserem seu DNA em nossos neurônios. Na prática, isso pode afetar os neurônios e outras células cerebrais. É apenas um exemplo do porquê a ciência tem se concentrado tanto em entender cada vez mais o DNA mitoconrdial

Leia mais matérias no ItechNews .