A pré-venda dos iPhones 16 Pro e 16 Pro Max teria surpreendido a Apple negativamente, segundo reportou neste domingo (15) o analista da cadeia de suprimentos Ming-Chi Kuo. Os números de ambos os aparelhos estariam abaixo do registrado pela marca na pré-venda dos modelos Pro do ano passado, mesmo com a Apple tendo previsto que os celulares de 2024 venderiam mais.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Novo AirPods 4 não virá com cabo USB-C na caixa
  • Apple Watch de plástico chega em 2025, diz Gurman

Kuo afirma ter feito uma análise detalhada da cadeia de fornecedores da Apple. Ele identificou que o iPhone 16 Pro teria vendido 27% menos que o iPhone 15 Pro em sua primeira semana. Além disso, o iPhone 16 Pro Max teria registrado uma redução de 16% em comparação com o celular equivalente do ano passado.

Por outro lado, os modelos básicos deste ano estariam registrando maior interesse dos consumidores do que o visto no ano passado. O iPhone 16 Plus teria feito uma pré-venda 48% maior do que a do iPhone 15 Plus, mas a quantidade total dessas vendas ainda é muito baixa para reverter o cenário negativo causado pelos modelos 16 Pro. Fora isso, o iPhone 16 básico teria registrado 10% mais vendas iniciais do que seu antecessor direto.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Considerando todos os modelos da família iPhone 16, a Apple teria vendido 37 milhões de smartphones em sua pré-venda, o que representa uma queda de 12,7% em relação aos números que a Maçã obteve no ano passado.

iPhones 16 e 16 Pro Max teriam decepcionado Apple em pré-venda (Imagem: Reprodução/Apple)

Apple Intelligence faz falta

Uma das razões para a baixa demanda pelos iPhones 16 na pré-venda pode ser a falta de novidades importantes. O novo botão de controle de câmera parece não ter impressionado os consumidores, que podem estar esperando o Apple Intelligence — a suíte de recursos de inteligência artificial (IA) da Apple — chegar em outubro para decidir se vale a pena fazer o upgrade.

Vale destacar que somente alguns recursos de IA devem ser liberados para os iPhones 16 no mês que vem, com as novidades mais importantes chegando depois. Esse cronograma espaçado também pode ter diluído o interesse pelos celulares em mercados-chave como a China, onde a concorrência com marcas locais está ficando muito acirrada.

iPhone 16 básico pode ter chamado atenção demais e ofuscado os modelos Pro (Imagem: Reprodução/Apple)

Kuo ainda levanta a suspeita de que os iPhones 16 e 16 Plus podem ter chamado mais atenção do que os modelos Pro neste ano, uma vez que eles terão basicamente as mesmas novidades de IA.

Os aparelhos mais baratos também estrearam com o controle de câmera e herdaram o botão de ação do iPhone 16 Pro do ano passado. Por fim, o novo chipset dos celulares básicos é um modelo inédito em vez de um componente reutilizado de anos anteriores.

Mesmo com o cenário desfavorável nesse primeiro momento, Kuo não descarta a possibilidade de que a família iPhone 16 possa acabar revertendo essa estreia modesta e superar a linha iPhone 15 ao longo do ano.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • iPads vão poder instalar apps de fora da App Store nesta segunda (16)
  • Agência dos EUA emite alerta de tempestade geomagnética nesta segunda (16)
  • Huawei Watch GT 5 tem visual e primeiras especificações vazadas
  • OpenAI terá estrutura com fins lucrativos mais tradicional em 2025, diz Altman
  • Nova balança da Xiaomi com tela de 3,5″ analisa até 25 dados de saúde
  • CEO da PlayStation comenta apelo universal de Astro Bot