O prédio mais alto do mundo pode ficar pronto mais cedo do que se pensava. Chamada Jeddah Economic Company Tower, a estrutura fica na Arábia Saudita e deve alcançar 1.007 m de altura — e, se tudo correr conforme o planejado, a construção do prédio deve acabar por volta de 2028

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Asteroide do tamanho do maior prédio do mundo passará perto da Terra em setembro
  • Edifício todo feito em impressão 3D fica pronto em tempo recorde

O trabalho para tirar este ambicioso projeto do papel começou há mais de uma década. Entretanto, a construção teve que parar quando o prédio alcançou cerca de 60 andares porque houve processos relacionados ao príncipe Mohammed bin Salman, e depois, o príncipe e bilionário Al Waleed bin Talal Al Saud foi preso. 

Estes ocorridos atrasaram as obras, mas em 2023, houveram alguns indícios de que o trabalho foi retomado. Já no início de outubro, Talal Al Saud publicou um vídeo no X/Twitter que mostrava imagens conceituais do prédio, e escreveu “Estamos de volta”.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O vídeo mostra imagens de como o prédio deve ficar quando for finalizado (Imagem: Capura de tela/X/Alwaleed_Talal)

A construção foi projetada por Adrian Smith, arquiteto norte-americano responsável por projetar o Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo atualmente — ele chega a 828 m de altura. Já a Jeddah Economic Company Tower (ou apenas JEC Tower) vai ter mais de três vezes o tamanho da Torre Eiffel

A JEC Tower vai ter formato triangular. O formato é inspirado nas folhas de uma planta do deserto, e foi escolhido também porque vai ajudar a construção a resistir à força dos ventos a alta altitude. Seu interior deve contar com 59 elevadores e 157 andares. É ali que vai estar o observatório mais alto do mundo, junto de um hotel de luxo, salas para escritórios e residências. 

Antes, o grande prédio era conhecido como Kingdom Tower Mile-High Tower (“Torre com Uma Milha de Altura”, em tradução livre), mas este último nome foi alterado quando os engenheiros descobriram que o solo não suportaria o peso de uma estrutura tão grande.

Leia mais matérias no ItechNews .