Já se passaram 18 anos desde que o primeiro iPhone foi apresentado por Steve Jobs. O anúncio ocorreu em 9 de janeiro de 2007, por meio de um evento que mudaria a história dos dispositivos portáteis para sempre.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Relembre toda a trajetória do iPod, o MP3 player da Apple que mudou o mundo
- Como o iPhone evoluiu nos 10 anos de
A introdução do iPhone original (ou iPhone 2G) ao mundo ocorreu de forma peculiar, já que Jobs o apresentou como “um iPod com tela sensível ao toque, um celular e um dispositivo para comunicação pela internet” — não em três produtos separados, mas com todas as funcionalidades unidas em um só.
Essa visão seria capaz de tornar o iPhone uma referência para todas as outras marcas, inaugurando de vez o segmento de smartphones com tela touchscreen.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Confira abaixo a apresentação completa para mostrar o iPhone ao mundo pela primeira vez:
18 anos depois, considera-se evidente a evolução do mercado de celulares. Afinal, as especificações do iPhone original são muito mais simples em comparação com o que é visto atualmente:
- Tela TFT de 3,5 polegadas com resolução de 320 x 480 pixels
- 4, 8 ou 16 GB de armazenamento interno
- Câmera traseira única de 2 MP
- Sem câmera frontal
- Bateria de 1.400 mAh
- Sistema operacional iPhone OS (que viria a ser chamado de iOS em 2010)
Mesmo que a primeira apresentação do iPhone tenha ocorrido em janeiro, as vendas do produto se iniciaram apenas em 29 de junho do mesmo ano. As lojas da Apple foram fechadas às 14h em preparação para o lançamento às 18h, já com filas quiométricas em diversas unidades nos Estados Unidos.
O modelo nunca chegaria ao Brasil de forma oficial. O primeiro celular da Apple a ser comercializado em terras nacionais foi o iPhone 3G, com melhorias, em setembro de 2008.
Ao todo, estima-se que mais de seis milhões de unidades do iPhone 2G foram comercializadas no planeta. A linha só tinha a crescer, e chegou ao auge no iPhone 6 de 2014, que teve mais de 222 milhões de celulares vendidos.
Atualmente, o iPhone 2G ainda é encontrado em edições de colecionador, muitas sem sequer terem saído da caixa. Em 2023, uma unidade foi arrematada por mais de R$ 900 mil, em conversão da época.
Leia mais:
- iPhone 17 pode ter visual do primeiro celular da Apple; entenda
- POCO X7 Pro é anunciado com bateria gigante e versão Homem de Ferro
- Xiaomi interrompe desenvolvimento de celular dobrável triplo, diz informante
Leia mais matérias no ItechNews .