O lançamento das versões híbridas do Pulse e do Fastback, os dois SUVs mais vendidos da Fiat no mercado brasileiro, levantou uma questão de imediato: quais as diferenças dos novos modelos para os já existentes, com motores flex?

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Preview Fastback e Pulse Hybrid: Fiat focou na emissão, não na diversão
  • O que é um carro micro-híbrido?

Se você também ficou interessado em saber o que mudou nas novas variantes em relação aos SUVs compactos que figuram mês a mês entre os mais emplacados do país, fique tranquilo, pois o  vai explicar.

A reportagem do CT Auto esteve presente ao evento de lançamento em Campinas, no interior de São Paulo e, após conversar com os executivos da marca e ter a primeira experiência ao volante dos dois modelos, preparou uma pequena lista com o que você, consumidor, precisa saber antes de escolher qual comprar.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

5. Motorização

A primeira — e mais óbvia — das diferenças entre as versões híbridas do Fiat Pulse e do Fiat Fastback e as variantes flex dos SUVs compactos é a motorização (embora também haja semelhanças entre elas).

Caption

Todas as versões têm sob o capô o motor Turbo 200 flex. A diferença é que as híbridas, como o próprio nome entrega, têm uma parcela de eletrificação no conjunto. No caso dos novos Pulse e Fastback, ele é o chamado híbrido leve. Assim, o sistema de 12 Volts, alimentado por duas baterias (uma acoplada ao motor e outra embaixo do banco do motorista), é ligado ao virabrequim pela correia e substitui o alternador.

4. Novas tecnologias

Outro ponto importante que faz parte da lista de diferenças entre as versões flex e as híbridas do Pulse e do Fastback diz respeito às novas tecnologias embarcadas nas novas variantes dos SUVs.

SUVs têm reconhecimento de imagem no ChatGPT dentro do WhatsApp (Imagens: Paulo Amaral/)

A mais legal é o reconhecimento de imagem no ChatGPT dentro do WhatsApp. Ele permite que o usuário, após ler um QR Code, faça perguntas por texto, foto ou imagem (por enquanto, apenas do painel de controle) para o carro, que “responderá” até indicando em qual página do manual está a resposta. Só que, por enquanto, ele ainda confunde algumas coisinhas, como mostra a imagem acima.

3. Isenção de rodízio municipal

Em São Paulo, carros eletrificados têm direito a isenção no rodízio municipal, ou seja, podem rodar à vontade, independentemente do dia e do final das placas. Embora os novos Pulse e Fastback sejam híbridos leves, eles se encaixam na legislação atual.

Novos Pulse e Fastback híbridos podem rodar livremente nos horários restritos pelo rodízio (Imagem: Yvone Pereira/Flickr/CC)

A notícia, pelo menos enquanto a prefeitura não alterar as regras, é excelente para quem precisa usar o carro todos os dias e, ao menos uma vez por semana, não terá mais que “trapacear” para evitar as multas pelos radares ou pelos agentes da CET.

2. Menos emissão de poluentes

A penúltima, e talvez mais importante diferença entre os novos Pulse e Fastback Hybrid e os tradicionais, a combustão, está ligada à emissão de gases poluentes, problema grave do setor automotivo global, e que está mexendo até com a fórmula da gasolina.

SUVs híbridos da Fiat estão dentro da lei para encarar as mudanças do Proconve L8 (Imagens: Paulo Amaral/)

Como testemunhamos, ao volante dos dois modelos, que a eletrificação do sistema dos SUVs não alterou cavalagem ou torque nos motores térmicos, a explicação mais lógica para a mudança no portfólio diz respeito às novas leis de emissões, que já “vitimaram” o motor Fire. Segundo a Fiat, ambos estão prontos para as fases que estão por vir do Proconve L8.

1. Preços

O último tópico em nossa lista de 5 diferenças entre o Pulse e o Fastback híbridos e as versões flex dos SUVs da Fiat é o preço. E não é uma diferença tão grande assim, já que a marca deixou claro sua intenção de “democratizar a eletrificação” com a chegada dos novos modelos.

Fastback Audace, com motor flex, é um pouco mais em conta que o “irmão” da família Hybrid (Imagem: Felipe Ribeiro)

Assim, quem quiser comprar um Pulse ou um Fastback da família Fiat Hybrid pagará apenas R$ 2 mil a mais do que as variantes Audade e Impetus que seguem à venda em suas variantes flex.

Confira abaixo os preços e, depois, comente conosco em nossas redes sociais qual delas, na sua opinião, vale mais a pena.

  • Fiat Pulse Audace: R$ 123.990 (T200 Flex) / R$ 125.990 (T200 Hybrid AT)
  • Fiat Pulse Impetus: R$ 138.990 (T200 Flex) / R$ 140.990 (T200 Hybrid AT)
  • Fiat Fastback Audace: R$ 149.990 (T200 Flex) / R$ 151.990 (T200 Hybrid AT)
  • Fiat Fasback Impetus: R$ 159.990 (T200 Flex) / R$ 161.990 (T200 Hybrid AT)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Pulse Hybrid
Fiat Pulse Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Pulse Hybrid
Fiat Pulse Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Pulse Hybrid
Fiat Pulse Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Pulse Hybrid
Fiat Pulse Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Pulse Hybrid
Fiat Pulse Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)
Fiat Fastback Hybrid
Fiat Fastback Hybrid (Paulo Amaral/)

Leia mais matérias no ItechNews .