O gênero de terror pode até ser o favorito de muita gente e levar multidões aos cinemas do mundo inteiro. No entanto, ele não é muito bem visto pelo Oscar e, por esse motivo, é quase uma festa quando um título é indicado na categoria de Melhor Filme. Em quase 100 anos de Oscar, apenas sete títulos receberam a indicação do prêmio máximo da cerimônia, e isso já incluindo A Substância entre eles.
- Sobre o que é A Substância? 5 temas impactantes do filme com Demi Moore
- Oscar 2025: onde assistir aos principais filmes indicados
- Oscar 2025: 8 indicados de destaque, incluindo os maiores rivais do Brasil
Em janeiro, os fãs de filmes de terror comemoraram o fato de A Substância ter sido indicado em cinco categorias do Oscar: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz (Demi Moore), Melhor Roteiro Original e Melhor Cabelo e Maquiagem.
No passado, poucos títulos conseguiram a façanha de emplacar a indicação. A Substância é apenas o sétimo filme a ser indicado na categoria máxima da cerimônia mas, caso ganhe, não será o primeiro a levar uma estatueta de Melhor Filme para casa: O Silêncio dos Inocentes fez isso antes.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O selecionou todos os sete longas que já concorreram na categoria de Melhor Filme, o prêmio mais importante do Oscar. Confira mais abaixo:
1. O Exorcista
Em 1973, com direção de William Friedkin, O Exorcista chegou aos cinemas e essa foi a primeira vez que o gênero de terror recebeu uma indicação como Melhor Filme no Oscar de 1974. No entanto, quem levou a estatueta para casa foi Golpe de Mestre.
Apesar disso, O Exorcista não foi embora com as mãos abanando: o filme tinha sido indicado em nove categorias e venceu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som.
O filme conta a história de uma atriz que se preocupa com o comportamento da filha de 12 anos e por isso chama um padre, também psiquiatra, que chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio.
Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.
O Exorcista está disponível na Max.
2. Tubarão
Steven Spielberg lançou um verdadeiro blockbuster quando Tubarão entrou em cartaz nos cinemas em 1975. A obra concorria às estatuetas de Melhor Filme, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora e Melhor Som no Oscar de 1976. A única que não venceu foi a principal, que ficou para o drama Um Estranho no Ninho.
O filme se passa em uma cidade litorânea de Nova Inglaterra, onde os moradores e turistas vivem aterrorizados com os ataques de um enorme tubarão branco assassino. O chefe de polícia Martin Brody (Roy Scheider) quer fechar as praias, mas o prefeito não permite, com medo de que o faturamento com a receita dos turistas deixe a cidade sem recursos.
O biólogo Matt Hooper (Richard Dreyfuss) e o pescador Quint (Robert Shaw) se oferecem para ajudar Brody a capturar e matar a fera, mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.
Tubarão está disponível no Prime Video, na Claro TV+ e no Telecine.
3. O Silêncio dos Inocentes
A primeira e única vez que um filme de terror faturou o prêmio máximo do Oscar foi com O Silêncio dos Inocentes, em 1992 — mais de 15 anos depois de Tubarão.
A obra foi um sucesso na cerimônia e venceu cinco das sete categorias nas quais concorria: Melhor Filme, Melhor Diretor (Jonathan Demme), Melhor Ator (Anthony Hopkins), Melhor Atriz (Jodie Foster) e Melhor Roteiro Adaptado.
O filme conta a história da jovem e talentosa agente do FBI Clarice Starling (Jodie Foster), que recebe ajuda do encarcerado Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), um psiquiatra brilhante e também um psicopata violento e canibal, para tentar encontrar um assassino em série conhecido como Buffalo Bill (Ted Levine).
O Silêncio dos Inocentes está disponível no MGM+, uma assinatura à parte no Prime Video.
4. O Sexto Sentido
O diretor M. Night Shyamalan fez um sucesso gigantesco com o lançamento de O Sexto Sentido em 1999, principalmente por conta de seu plot twist. O longa foi a segunda maior bilheteria do ano em que foi lançado e conseguiu uma nomeação ao Oscar em 2000, mas perdeu a estatueta para Beleza Americana.
A obra concorria em outras cinco categorias — seis no total, mas não levou nenhum prêmio para casa. No filme, Cole (Haley Joel Osment) vê o espírito de pessoas mortas à sua volta. Um dia, ele conta o segredo ao psicólogo Malcolm Crowe (Bruce Willis), que tenta ajudá-lo a descobrir o que está por trás dos distúrbios.
O Sexto Sentido está disponível no Disney+.
5. Cisne Negro
Levou dez anos para outra obra de terror ser indicada ao Oscar de Melhor Filme. Cisne Negro conseguiu, em 2011, mas perdeu para O Discurso do Rei. No entanto, Natalie Portman levou a estatueta de Melhor Atriz, mesma categoria na qual concorre Demi Moore por A Substância este ano.
No filme, a primeira bailarina Beth MacIntyre (Winona Ryder) está prestes a se aposentar e seu posto fica com Nina (Natalie Portman), mas ela possui sérios problemas pessoais, especialmente com sua mãe (Barbara Hershey).
Pressionada por Thomas Leroy (Vincent Cassel), um exigente diretor artístico, ela passa a enxergar uma concorrência desleal vindo de suas colegas, principalmente de Lilly (Mila Kunis). Em meio a tudo isso, Nina busca a perfeição nos ensaios para o maior desafio de sua carreira: interpretar a Rainha Cisne em uma adaptação de “O Lago dos Cisnes”.
Cisne Negro está disponível no Disney+.
6. Corra!
A última vez que o Oscar indicou uma produção de terror na categoria principal da cerimônia foi em 2018, com Corra!. No entanto, quem venceu a estatueta de Melhor Filme foi A Forma da Água. Apesar disso, o filme de Jordan Peele recebeu outras três indicações e levou para casa a estatueta de Melhor Roteiro Original.
O filme conta a história de Chris (Daniel Kaluuya), um jovem fotógrafo negro que está prestes a conhecer os pais de Rose (Allison Williams), sua namorada branca.
A princípio, ele acredita que o comportamento excessivamente amoroso por parte da família dela é uma tentativa de lidar com o relacionamento de Rose com um rapaz negro, mas, com o tempo, Chris percebe que a família esconde algo muito mais perturbador – e o jeito é tentar escapar.
Corra! está disponível no Prime Video.
7. A Substância
Por fim, chegamos à mais recente indicação ao Oscar de Melhor Filme: A Substância, que concorre ainda em mais quatro categorias. O longa tem feito muito sucesso desde seu lançamento em 2024, tanto entre a crítica como também nas redes sociais, com comentários dos telespectadores que o assistiram, e é apontado como um dos favoritos à estatueta mais importante da cerimônia.
Além disso, Demi Moore é uma das principais concorrentes de Fernanda Torres na categoria Melhor Atriz e pode ser a segunda estrela a faturar essa estatueta com um filme de terror.
No filme de horror corporal, conhecemos Elisabeth Sparkle, uma estrela de Hollywood que acaba de completar 50 anos e é demitida de seu programa fitness na TV.
Pressionada pelo etarismo da indústria, ela decide testar uma nova droga do mercado negro, que promete replicar suas células, criando temporariamente uma versão mais jovem e aprimorada de si mesma. Agora, a atriz se vê dividida entre suas duas versões (Margaret Qualley), que devem coexistir enquanto navegam pelos desafios da fama e da identidade.
A Substância está disponível no Mubi.
Leia mais matérias no ItechNews .