Uma nova era começou para a PlayStation com o executivo Hideaki Nishino em sua liderança. O japonês assume a presidência executiva da Sony Interactive Entertainment, posição que pertenceu a Jim Ryan durante 30 anos, e terá a desafiante tarefa de trazer experiências marcantes e consoles que atraiam o público. 

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Seu nome não é estranho para os fãs de videogames: recentemente, Nishino havia sido nomeado como o responsável pela divisão de Grupo Empresarial de Plataformas. Ao lado de Hermen Hulst, que comanda o PlayStation Studios, ele tomava as principais decisões que compuseram a estratégia da companhia nos últimos meses. 

No entanto, você conhece a carreira de Hideaki Nishino e como ele chegou ao cargo máximo na Sony Interactive Entertainment e sobre todos os negócios envolvendo a PlayStation? O  preparou um “dossiê” explicando como Hideake Nishino chegou ao topo de uma das maiores fabricantes de videogames do planeta.


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Carreira de Hideaki Nishino

Hideaki Nishino nasceu no Japão e é formado em Ciência da Computação pela Universidade de Keio. Assim que concluiu o Ensino Superior em 2000, começou a trabalhar na Sony Corporation em Tóquio. Apesar de ser logo após o lançamento do PlayStation 2, ele ainda não estava diretamente ligado à divisão gaming da empresa.

Hideaki Nishinio começou a trabalhar na Sony na geração PS2, mas longe da divisão gaming (Imagem: Divulgação/Sony)

Em 2001, por exemplo, ele foi produtor na divisão de dispositivos móveis da companhia – a Sony Ericsson Mobile Communications – e permaneceu ali até o fim de 2003. Mesmo alcançando boas posições, ele seguiu outro caminho e foi trabalhar como gerente na Felica Networks Inc.

A companhia japonesa é responsável por trazer soluções para o mercado mobile, algo que Hideaki Nishino conhecia muito bem pela experiência obtida com os dispositivos da Sony. Porém, sua carreira dentro da própria Sony sempre falou “mais alto” e em pouco mais de dois anos ele retornou para a gigante japonesa.

Em 2006, ele retornava às operações como gerente da Sony Computer Entertainment. A partir deste ponto, ele passa a trabalhar diretamente com os videogames da linha PlayStation – já que o setor é o antecessor direto da atual Sony Interactive Entertainment. 

Foco em reforçar os serviços de rede e PS4

Hideaki Nishino trabalhou no lançamento do PS3 e dos principais jogos durante o período de sua estreia – acompanhando todo o seu progresso durante quase quatro anos. Alcançando patamares maiores na companhia, ele mudou de divisão em 2009 e passou a trabalhar na Sony Network Entertainment Int’l (SNEI).

Como deve imaginar, a SNEI tinha como proposta aprimorar os serviços digitais presentes em todas as divisões da corporação: o que também envolve as melhorias vistas no meio da geração PS3 com a PlayStation Network (PSN), assim como apps para filmes nas TVs. Durante três anos ele trabalhou nesta divisão, até receber uma nova promoção em sua carreira.

Todo este caminho que ele seguiu o preparou para ocupar o cargo executivo de vice-presidente geral da Sony Corporation. Com sua expertise com os games, ele retornou em menos de um ano para a Sony Computer Entertainment – como vice-presidente da divisão em abril de 2013 (pouco antes da chegada do PlayStation 4 no mercado). 

Quando o PlayStation 4 foi lançado, muitas coisas mudaram dentro da estratégia da Sony para sua área especializada em gaming e foi adotada uma nova nomenclatura em 2016: a Sony Computer Entertainment se transformou em Sony Interactive Entertainment (SIE).  

A mudança para a SIE ocorreu em 2016 (Imagem: Divulgação/Sony)

Com essa alteração, Hideaki Nishino também ocupou uma nova posição dentro desta mudança: ele passou a ser o vice-presidente sênior e cuidar da Estratégia e Organização Global de Produtos – elevando a marca PlayStation para o que conhecemos hoje. 

Neste momento, o executivo começou a trabalhar diretamente com os diversos estúdios para impulsionar seus lançamentos. Ele começou a ser creditado em jogos a partir de Ghost of Tsushima – que chegou em 2020 – e também tem em seu currículo créditos por Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões, The Last of Us Part I e The Last of Us Part II: Remastered. 

Década de 2020 foi decisiva

A Sony Interactive Entertainment e a marca PlayStation sofreram grandes mudanças com o lançamento do PS5 e a saída de Jim Ryan. Quando o executivo deixou o cargo, Hiroki Totoki assumiu a posição de forma interina.

Isso tornava a situação dele bem clara dentro da companhia: era um cargo provisório, até encontrar o próximo presidente para a SIE. E em 2024 foram nomeadas duas pessoas para assumir “50%” das atribuições de presidente cada uma: o japonês Hideaki Nishino e o alemão Hermen Hulst.

Agora, enquanto Hideaki Nishino responde por toda a divisão gaming através da Sony Interactive Entertainment, Hermen Hulst fica responsável apenas pela PlayStation Studios – organizando os projetos junto aos estúdios que pertencem ao grupo, lançamentos e todos os fatores que envolvem apenas a parte de software.

Agora, Nishino vai liderar todas as operações em um momento bem delicado para a SIE. Em 2024 o PS5 não recebeu o lançamento de nenhuma franquia de peso, se apoiando em novas aventuras como Rise of the Ronin e Astro Bot e em sequências como Helldivers 2. 

Mesmo não sendo jogos ruins (Astro Bot, inclusive, ganhou o prêmio de “Jogo do Ano” na The Game Awards 2024), a ausência de Kratos, Homem-Aranha, Nathan Drake e outros “grandes heróis” não trouxe uma boa visão para investidores e para o próprio público. Isso foi visto principalmente no lançamento de Concord, o maior fracasso comercial recente da companhia. 

Concord foi o grande fracasso comercial da Sony em 2024 (Imagem: Divulgação/Firewalk)

A Sony Interactive Entertainment se destacou, no entanto, trazendo novos “membros” para sua família de produtos. O PlayStation Portal, apesar de receber algumas críticas, teve um volume de vendas que a companhia considerou positiva em 2024. Já o PS5 Pro chegou no último mês de novembro, também trazendo resultados que agradaram os executivos. 

A partir de agora, Hideaki Nishino tem de encarar dois grandes desafios: manter a plataforma PS5 em alta até a chegada do próximo console de mesa da companhia e reforçar os grandes lançamentos no videogame – compensando a ausência vista no ano anterior. 

Além disso, seu foco multiplataforma possivelmente continuará em alta. Vimos diversos títulos chegando aos PCs – com Rise of the Ronin sendo anunciado recentemente – e até a presença de LEGO Horizon Adventures sendo lançado no Nintendo Switch. Não é como se fossemos ver Kratos no Xbox em breve, mas é uma estratégia que pode seguir em um breve futuro para se adequar às novas tendências de mercado. 

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