Quem não resiste a um refri bem gelado? Os refrigerantes estão entre as bebidas mais consumidas no mundo, mas também são frequentemente associados a questões de saúde. Com o aumento da preocupação com a ingestão de açúcar e calorias, muitas pessoas passaram a optar pelos refrigerantes diet. Mas será que o refrigerante zero faz mal? Embora seja uma opção com menos calorias, o impacto na saúde ainda é um tema controverso.

  • Refrigerante de cola pode comprometer a memória e o cérebro
  • Consumo de refrigerantes está ligado à calvície em homens, segundo estudo

A grande diferença do refrigerante zero é a substituição do açúcar por adoçantes artificiais ou naturais, como aspartame, sucralose e acessulfame de potássio.

O consumo excessivo de adoçantes artificiais pode estar relacionado a alterações no metabolismo, aumento do apetite e possíveis impactos na microbiota intestinal. O sabor doce sem a presença de calorias pode enganar o cérebro e estimular o desejo por alimentos mais calóricos.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Um estudo publicado na Cell Metabolism mostra que o adoçante artificial provoca pico de insulina e inflama vasos sanguíneos.

Por outro lado, a maioria das agências reguladoras, como a FDA (Food and Drug Administration) e a EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos), consideram os adoçantes artificiais seguros dentro dos limites estabelecidos. Portanto, o consumo moderado de refrigerante zero não é considerado prejudicial para a maioria das pessoas.

Qual refrigerante tem mais calorias?

O refrigerante tradicional é rico em calorias devido ao açúcar. Um copo de 200 ml de refrigerante normal pode conter cerca de 80 calorias, enquanto uma lata (350 ml) pode chegar a 140 calorias ou mais.

Refrigerante zero pode ser uma alternativa ao refrigerante normal (Imagem: Qasim Malick/Unsplash)

Por outro lado, o refrigerante zero praticamente não tem calorias. Como utiliza adoçantes artificiais ou naturais, seu valor energético é muito baixo ou até mesmo zero. Isso faz com que ele seja uma opção atrativa para quem busca reduzir a ingestão calórica sem abrir mão do sabor doce.

Qual é o benefício de tomar refrigerante zero?

O principal benefício do refrigerante zero está na redução de calorias e na ausência de açúcar. Um ponto importante para se destacar é que, como não contém açúcar, o refrigerante zero é uma opção mais segura para pessoas com diabetes ou com resistência à insulina.

O açúcar dos refrigerantes tradicionais também alimenta bactérias na boca, aumentando o risco de cáries. A versão zero, por não conter açúcar, reduz esse impacto.

Então o refrigerante zero pode ser uma alternativa ao refrigerante tradicional para quem busca reduzir a ingestão de açúcar e calorias. O ideal é manter um consumo moderado e diversificar as opções de bebidas, priorizando água e outras opções naturais para manter uma alimentação equilibrada.

Leia também:

  • Por que a latinha da Coca-Cola Zero flutua e a normal afunda na água?
  • Água com gás faz mal para a saúde?

VÍDEO | A MÁQUINA DE ÁGUA COM GÁS É BOA OU NÃO?

 

Leia mais matérias no ItechNews .