Os robôs humanoides auxiliam em diversas atividades do dia a dia — desde guardar roupas em casa até carregar caixas em armazéns. A demonstração da tecnologia foi feita pela CEO da Agility Robotics, Peggy Johnson, no Web Summit de Lisboa ao apresentar a nova geração de equipamentos que aliviam a sobrecarga de ações repetitivas e físicas em fábricas dos Estados Unidos. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • IA é a próxima revolução industrial, defende presidente da Microsoft
  • Startup transforma carbono em combustível de avião e levanta US$ 645 milhões

Na demonstração desta quarta-feira (13), a executiva trouxe o robô bípede de 1,75 metro e 17 kg, conhecido como Digit, que é projetado para realizar tarefas repetitivas. Ele atua por meio da inteligência artificial (IA) e permite a adaptação a diferentes rotinas no mesmo dia. 

Durante a simulação, o Digit separa roupas a serem lavadas, além de interagir com a plateia quando solicitado. No entanto, nem tudo é perfeito e o robô chegou a apresentar uma falha ao segurar uma peça de roupa na demonstração.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Para além dessa atividade, o robô auxilia em processos cansativos em fábricas e armazéns como mover caixas e agilizar o espaço. Segundo Johnson, essas tarefas tendem a causar lesões em joelhos e costas, além de serem ações que não exigem muita atenção mental, mas que geram desgaste físico.

“Estamos tentando tirar isso do prato dos humanos para que eles possam se concentrar em outras coisas”, disse.

A executiva explica que o Digit vem sendo testado em operações reais há três anos, o que deu à empresa uma base de dados prática e robusta para seu desenvolvimento. Esse histórico de dados é utilizado para ensinar novas habilidades ao robô, tornando-o mais eficiente e integrado ao ambiente de trabalho humano.

Veja a demonstração ocorrida no evento:

 

Desafios 

De acordo com a CEO, a complexidade da parte física do robô, que precisa reproduzir sistemas humanos complexos para trabalhar com precisão e agilidade, é um dos pontos de atenção no desenvolvimento. 

Outro ponto é a recarga do Digit que, atualmente, funciona com quatro minutos de trabalho para um minuto de recarga. Segundo Johnson, o objetivo é chegar a um desempenho energético de 10 minutos de trabalho para um de recarga. 

Ela ainda destaca que o robô ainda trabalha em áreas específicas para evitar colisões, mas a Agility está em processo de desenvolvimento de sistemas de segurança cooperativa que permitirá que ele interaja mais próximo de humanos. 

A Agility Robotics é uma empresa americana fundada há cerca de dez anos com o intuito de oferecer soluções robóticas para diversas indústrias e possui parceria com grandes nomes do mercado. É o caso da Amazon, que começou a testar o Digit no mês passado.

Acompanhe o e fique por dentro de todas as novidades do Web Summit de Lisboa!

Veja outras matérias do :

  • Linha Galaxy S25 ganha provável data de lançamento; confira quando
  • Gemini no Gmail agora deixa você controlar a sua agenda com IA
  • Ford abre programa de capacitação grátis em programação front-end na Bahia

VÍDEO: 3 USOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO DIA A DIA #Shorts

 

Com colaboração de Bruno De Blasi e Emanuele Almeida

Leia mais matérias no ItechNews .