A briga pelo melhor desempenho entre os gráficos integrados mobile tem a AMD como vencedora há gerações e isso não é diferente agora, segundo a própria empresa. Novos benchmarks do Ryzen AI 9 HX 370 com iGPU Radeon 890 foram divulgados e mostram que o processador do Time Vermelho é cerca de 75% melhor em jogos em relação ao Intel Core Ultra 7 258V, mas com o FSR 3 ativado.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • AMD demite 4% de seus funcionários em todo o mundo
  • AMD registra alta de 15% no mercado de CPUs enquanto Intel encolhe 3%

Ambos os modelos estão disponíveis em notebooks há alguns meses, por isso diferentes benchmarks de reviewers podem ser encontrados pela internet. O SKU da AMD tem vantagem em muitos jogos, mas o Time Vermelho fez questão de atualizar os números dessa vantagem com sua tecnologia de upscaling.

Nos jogos selecionados, o Ryzen AI 9 HX 370 chega a ter mais de 50 FPS de vantagem em relação ao Intel Core Ultra 7 258V, como é o caso em F1 24, Far Cry 6, Forza Horizon 5, Doom Eternal e Call of Duty: Black Ops 6. Nos outros jogos, a diferença passa de 30 FPS. Os jogos foram testados em 1080p com preset no médio.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

AMD FSR vs Intel XeSS

No caso do processador mobile da Intel, ele fez uso da tecnologia XeSS. Em um dos gráficos compartilhados pela AMD, a empresa liderada por Lisa Su mostra que o ganho de performance com suas tecnologias chega a ser mais do que o dobro em relação ao rival.

AMD Ryzen AI 9 HX 370 vs Intel Core Ultra 7 258V
Desempenho geral em games com upscaling (AMD)
AMD Ryzen AI 9 HX 370 vs Intel Core Ultra 7 258V
Desempenho geral em games com upscaling (AMD)
AMD Ryzen AI 9 HX 370 vs Intel Core Ultra 7 258V
Desempenho geral em games com upscaling (AMD)

A vantagem do Ryzen AI 9 HX 370 é ainda maior com o uso do AMD Fluid Motion Frames 2 (AFMF 2). Testes com a CPU da Intel usando FSR também foram inseridos, mas a tecnologia do Time Vermelho não foi capaz de elevar o desempenho do processador rival.

A AMD enfatiza que o FSR 3 com gerador de quadros está presente em mais de 95 jogos, enquanto a tecnologia FSR já pode ser encontrado em mais de 415 títulos. Considerando as configurações via driver com o HYPR-RX e AFMF 2, esse número vai a milhares.

No caso da Intel, para fazer uso do gerador de quadros, os gráficos da empresa, sejam integrados ou com as placas de vídeo Arc, precisam usar o FSR 3. Já a tecnologia XeSS está presente em cerca de 130 títulos atualmente.

Veja mais:

  • GOG anuncia projeto de preservação de jogos antigos
  • Monster Hunter de mundo aberto chegará aos smartphones
  • Xbox lançará mais jogos exclusivos no PlayStation e Nintendo

Leia mais matérias no ItechNews .