Os satélites da NASA testemunharam algo bastante incomum ao monitorar o mar Cáspio, que faz fronteira com o Azerbaijão. Uma pequena ilha surgiu e desapareceu num intervalo de poucos meses, como mostram as imagens recém-divulgadas.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Como se forma um vulcão? Das placas tectônicas à erupção
- Vulcão submarino na costa dos EUA pode entrar em erupção neste ano
Sem uma explicação científica, diferentes lendas poderiam surgir para explicar o mistério da ilha que surge e desaparece, como se ela fosse uma tartaruga-marinha milenar e gigante em movimento. No entanto, a realidade é menos fantasiosa.
A ilha surgiu no mar Cáspio após a erupção de um vulcão de lama conhecido como Kumani Bank (ou Chigil-Deniz), em 2023. Com o passar dos meses, a água foi erodindo o monte de terra até o seu completo desaparecimento.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O surgimento de ilhas temporárias é relativamente comum no local, devido ao intenso processo de vulcanismo. A primeira delas foi catalogada há mais de 150 anos, mas o fenômeno continua a despertar a curiosidade.
Ilha que surge e desaparece com as erupções
A ilha misteriosa foi identificada pelos satélites de observação da Terra da NASA, o Landsat 8 e o Landsat 9. Na série de três imagens do mar Cáspio captadas a partir do espaço, é possível observar que, no primeiro registro (de novembro de 2022), a crista do vulcão de lama estava submersa e nenhuma ilha despontava no local.
Em uma nova imagem, feita no dia 14 de fevereiro de 2023, existia uma ilha misteriosa, com cerca de 400 m de diâmetro, no mesmo ponto de observação. Os cientistas estimam que ela tenha se formado entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro daquele ano, após a erupção do vulcão Kumani Bank.
Agora, no final de 2024, a ilha massiva já não existia mais no mar Cáspio. As imagens de satélite apontam para a existência de uma porção bem pequena do vulcão visível acima da água. A tendência é que suma por completo nos próximos meses devido ao processo de erosão.
Ilhas misteriosas no mar Cáspio
Como já adiantamos, o vulcão Kumani Bank é conhecido por formar ilhas temporárias no local, sendo que existem oito registros oficiais deste fenômeno incomum. Na seguinte imagem, é possível ver a mais recente delas, em fevereiro de 2023:
A maior ilha que já se formou após uma de suas erupções foi a do ano de 1950. Neste momento, a porção de terra tinha 700 m de largura e 6 m de altura. Em contrapartida, a menor ilha foi identificada em 1861, com apenas 87 m de largura e 3,5 m de altura.
Vulcões de lama em Marte?
O Kumani Bank é conhecido como um tipo de vulcão de lama, que se forma em lugares nos quais a pressão subterrânea pode aumentar e “empurrar” uma mistura de fluidos, gases e sedimentos para a superfície. Estes gases liberados podem ser inflamáveis, como metano, o que torna as erupções potencialmente perigosas, ainda mais quando ocorrem no continente.
Na região do Azerbaijão, é estimada a existência de cerca de 300 vulcões de lama, como o que gera ilhas que surgem e desaparecem “misteriosamente” no mar. Entretanto, a ocorrência deste tipo de vulcão pode não ser exclusiva do planeta Terra, já que alguns dados sugerem a ocorrência em Marte.
Leia mais:
- Fósseis batizados de Punk e Emo reescrevem história dos moluscos
- Degelo da Antártica atinge níveis alarmantes e ameaça oceanos
- Ilha das cobras? Conheça 5 ilhas habitadas por serpentes no mundo
VÍDEO: Entenda como é possível produzir energia a partir da água do mar
Leia mais matérias no ItechNews .