Embora a nova trilogia de Star Wars tenha realmente decepcionado a todos que esperavam algo mais coeso, surpreendente e consistente, muitos personagens e elementos trouxeram frescor e narrativas interessantes para a Saga Skywalker. E parte da frustração com A Ascensão Skywalker foi justamente o fato de o filme ter excluído quase que por completa uma das novas heroínas de destaque do capítulo anterior, Os Últimos Jedi.

  • Star Wars revela incrível batalha entre os Sith fora das telonas
  • Star Wars detalha em HQ como Kylo Ren se conecta tanto com Darth Vader
  • Star Wars: conheça o raro e lendário crossover entre Han Solo e Indiana Jones

Atenção para spoilers de Star Wars: The Rise of Skywalker #1!

Em Star Wars: The Rise of Skywalker #1, história em quadrinhos que adapta o Episódio XIX e que chegou recentemente à bancas gringas, os leitores voltam à aventura que viram pela primeira vez no longa-metragem de 2019. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Kylo Ren marcha pela galáxia procurando uma maneira de encontrar Palpatine antes de finalmente se juntar a ele, enquanto Rey treina com a General Leia Organa para dominar os caminhos dos Jedi e a Resistência forma um plano de ataque contra o Imperador ressuscitado e suas forças em Exegol.

Rose Tico fica na base da Resistência (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

E aí é que vemos a especialista em aeronaves Rose Tico, que teve grande papel em Os Últimos Jedi. Quando Rey, Finn, Poe, Chewie, C-3PO e BB-8 entram na Millennium Falcon para encontrar o Sith Wayfinder e localizar Exegol, Rose fica ao lado de Leia. Essa sequência reproduz a exata mesma cena do filme original. 

Contudo, desta vez, a trama faz justiça a Rose e mostra o que aconteceu com a personagem e não foi mostrado no filme. E antes de mostrar qual papel a heroína desempenhou “nos bastidores” de A Ascensão Skywalker, vamos relembrar o que a própria produção disse sobre a ausência dela no filme.

Roteirista justifica ausência de Rose Tico no Episódio XIX

Pr que Rose foi cortada de A Ascensão Skywalker? Bem, essa pergunta já foi respondida pelo corroteirista do filme, Chris Terrio, quando ele deu uma entrevista ao AwardsDaily pouco depois do lançamento do Episódio XIX, em 2019.

Rose Tico assume a responsabilidade por todas as naves da resistência (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Terrio abordou as críticas que muitos fãs fizeram sobre o quão pouco Kelly Marie Tran, a atriz que interpretou Rose Tico, apareceu no filme final. “Um dos motivos pelos quais Rose tem algumas cenas a menos do que gostaríamos que ela tivesse tem a ver com a dificuldade de usar as filmagens de Carrie da maneira que queríamos”, explicou, ao citar Carrie Fisher, a lendária atriz famosa por interpretar Leia Organa. 

Carrie morreu em 27 de dezembro de 2016, e sua aparição em A Ascensão Skywalker foi realizada por meio de CGI e fotorrealismo. “Algumas das cenas que escrevemos com Rose e Leia acabaram não atendendo ao padrão de fotorrealismo que esperávamos. Essas cenas infelizmente saíram do filme.”

Terrio deixou claro que a ausência de Rose Tico não foi deliberada. Muito pelo contrário, a engenheira deveria trabalhar lado a lado com o General Organa no chão da base da Resistência. Isso prova que ela deveria ser parte importante da história do filme, algo que, agora, aparece nos quadrinhos.

O que Rose Tico fez em A Ascensão Skywalker?

Rose Tico ficou fora do último filme porque sua participação ao lado do CGI de Carrie Fisher não ficou boa (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Quando Rose fica ao lado de Leia na base da Resistência, a general a coloca no comando da tropa de engenharia. Como a própria Rose diz, isso significa que “cada nave aqui é minha responsabilidade”, tornando-a líder de todas as naves que lutam no quartel-general dos rebeldes.

Não só isso, Rose também é encarregada de aprender tudo o que há para saber sobre a frota de Star Destroyers em Exegol. Cabe a ela encontrar os pontos fracos dessas naves e criar uma estratégia para explorá-los. 

Isso faz de Rose uma parte integrante da equipe, assim como ela era em Os Últimos Jedi. Leia faz questão de dizer, nos quadrinhos de A Ascensão Skywalker, que o trabalho desempenhado pela engenheira tem “todos os detalhes que as pessoas nunca veem”. E, de fato, ninguém, especialmente os fãs, jamais tinha visto sua importância na totalidade. Pelo menos até agora.

Leia mais matérias no ItechNews .