A Starlink é a maior provedora de internet via satélite no Brasil, segundo dados públicos da Anatel. Em maio de 2024, a empresa teve 42,5% de participação no mercado de banda larga fixa com origem no espaço. O percentual equivale a mais de 200 mil acessos no mês.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Golpe da Starlink: sites falsos enganam consumidores no Brasil

O ranking da Anatel conta com a Starlink em primeiro lugar, com 200.320 acessos. Em seguida, aparece a Hughes, com 179.462 acessos. As duas empresas dominam o setor no território brasileiro, já que o terceiro lugar — Viasat — conta com apenas 26.456 acessos.

Ao todo, a internet via satélite representa 0,9% de todos os acessos no país. Apesar da fatia parecer pequena, ela está em crescimento, nos últimos meses.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Em maio de 2023, por exemplo, o percentual era de 0,8%. Naquela época, a Starlink tinha presença bem menor no Brasil, com apenas 57.605 acessos. A empresa cresceu mais de três vezes em 12 meses, como visto nos gráficos abaixo:

Ranking de internet via satélite no Brasil (Imagem: Murilo Tunholi/)


Starlink cresceu no Brasil pelo bom custo-benefício

Disponível no Brasil desde janeiro de 2022, a rede de internet via satélite da SpaceX está cada vez mais presente no país. O serviço ganhou a atual popularidade não só devido à promessa de altas velocidades, como também pela variedade de planos e preços.

Atualmente, é possível contratar o plano mais simples para residências a partir de R$ 184 por mês. Contudo, é necessário investir no kit de antenas, que custa R$ 2 mil, mais impostos.

Vale mencionar que a Starlink utiliza as antenas mais modernas do mercado, com orientação automatizada. A empresa também conta com satélites localizados em órbita baixa, garantindo conexão estável, com alto alcance e baixa latência.

Além disso, a Starlink é a única empresa que oferece planos de internet via satélite móvel para viagem e embarcações/motorhomes.

Segundo um levantamento realizado pelo site Minha Conexão, no primeiro trimestre de 2024, a velocidade média do serviço foi de 67 Mbps.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Sinais de Alzheimer podem estar na forma como conversamos
  • Pesquisadores identificam falha crítica que expõe sistemas Linux
  • “Fotografia Astronômica do Ano” | Fotos impressionantes disputam prêmio
  • MINI Cooper S fica mais potente e tecnológico na linha 2025
  • Rival do Twitter, Koo anuncia encerramento das atividades
  • AstraZeneca “admite” efeito colateral raro de vacina da covid-19