Nem precisa conhecer o Superman tão de perto para saber que a Kryptonita não é a única de suas grandes fraquezas. Assim como os habitantes de seu planeta, Kal-El também tem vulnerabilidade às artes místicas, e, embora ele tenha avançado bastante contra isso ao longo dos anos, é uma questão ainda bastante problemática para o herói. Mas eis que, em uma nova HQ, ele finalmente uma brecha tão óbvia que não dá para entender por que não havia explorado antes.
- Superman revela segredo do porquê a magia o enfraquece
- Superman resiste à sua maior fraqueza pela primeira vez
Atenção para spoilers para Batman/Superman: World’s Finest #36!
Os kryptonianos são conhecidos por sempre estarem em desvantagem contra a magia, contudo, o que vemos ao longo dos últimos anos, é que essa fraqueza não é tão simples. Na verdade, a magia não afeita o Superman da mesma forma que a Kryptonita ou a luz solar vermelha, e sim como afeta um ser humano comum.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O Homem de Aço é fraco à magia tanto quanto qualquer outra pessoa, o que significa que ela não é especificamente direcionada à sua fisiologia e, portanto, pode ser contornada em certas circunstâncias.
Por muito tempo, Superman tem sido cauteloso com a magia devido à incapacidade de seu corpo de protegê-lo de seus efeitos. Assim, sua fraqueza por ela foi enquadrada como muito mais terrível do que realmente pode ser.

Isso foi atualizado recentemente, em 2023, em Superman #18, quando Clark Kent foi destituído de seus poderes e forçado a andar pelas Estradas Sombrias com a conhecida bruxa Zatanna. Ali ficou claro que o Homem de Aço não odeia a feitiçaria por causa de uma fraqueza física, e sim por causa de quão inconsistentes são suas regras e sua incapacidade de compreendê-la completamente.
Em dado momento da trama, quando Zatanna o ajuda a encontrar o caminho nas chamadas Estradas Sombrias, Superman compreende as pequenas regras desse momento em especial e chega até a dizer “eu amo magia” ao encontrar Lois Lane. Isso deixou mais claro como as artes místicas afetam os kryptonianos — tem muito mais a ver com o fato de eles serem um povo cientificamente muito avançado e não conseguirem lidar com as regras voláteis da bruxaria.
Como Superman usa uma brecha óbvia contra a magia?
Em Batman/Superman: World’s Finest #36, lançado recentemente, o Superman se encontra preso debaixo d’água por restrições mágicas que o mantêm preso a pedras. Lori Lemaris, sua ex-namorada sereia, tenta ajudá-lo a se libertar, mas sem sucesso. Apesar dos esforços do Homem de Aço, ele não consegue sair dessa armadilha.

Como dito, assim que ele fica preso ao feitiço, não consegue se desvencilhar porque não compreende como isso pode acontecer. Contudo, ele demonstra que há maneiras de navegar nessa vulnerabilidade ao usar seu rápido raciocínio e a força kryptoniana, mesmo deixando as algemas místicas intactas.
Como o Superman não consegue combater a magia em si, ele canaliza seu poder para destruir as rochas que estão ancorando as correntes místicas. Foram necessárias mudanças de pensamento e perspectiva para concluir o óbvio e explorar uma brecha muito clara nessa fraqueza — o que abre um precedente para que ela faça isso mais vezes no futuro próximo.
Leia mais matérias no ItechNews .