O Universo Ultimate anterior, criado no começo dos anos 2000, fez muito sucesso com suas reviravoltas chocantes e mortes escandalosas, em um mundo extremo e sem retorno de personagens que bateram as botas. E a nova versão, renascida em outra Terra pelas mãos do Reed Richards maligno conhecido como Criador, segue essa tradição e simplesmente assassina brutalmente o principal herói dessa realidade, Tony Stark.

Para quem não sabe, o Universo Ultimate é uma resposta ao conceito de “mundo ideal” protegido pelos heróis na Terra tradicional. Com o tempo, a ideia de que qualquer pessoa que queira interferir no status quo seja considerado vilão, aproximou a figura dos defensores do planeta em uma linha ideológica próxima do fascismo. Então, nessa nova realidade, os Vingadores, conhecidos como Supremos, são considerados foras-da-lei rebeldes e terroristas.

Além disso, essa linha recorrente de continuidade paralela traz versões interessantes de personagens clássicos que oferecem um frescor curioso para os leitores veteranos e um ponto de entrada sem a carga pesada de décadas de cronologia para os fãs que nunca abriram uma revista da Marvel Comics. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Pois bem, em Ultimates #6, os Supremos finalmente estão prontos para encarar o Criador, que, antes de entrar na linha de combate, envia o Hulk Lendário, uma versão cinza que tem a força da criatura e mente brilhante de Bruce Banner. É um oponente extremamente poderoso, ainda mais acompanhado de seu grupo de vilões, as Armas Imortais, e com a revelação de que o monstrão está tão jovem místico que domina o Punho de Ferro e talvez seja vegan com aquele vape ou narguilé.

O Criador comanda uma equipe de vilões que governam o mundo como parte de seu regime, incluindo Hulk e Colossus. Os Supremos têm trabalhado para destruir a base de poder do Reed maligno enquanto ele está no exílio.

Tony Stark morre de maneira humilhante e impiedosa nas mãos do Hulk hippie e cretino (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Apresentado no início do novo Universo Ultimate em Ultimate Invasion de 2023 por Jonathan Hickman, a versão adolescente de Tony Stark não apenas reuniu os Supremos como também restaurou os poderes roubados pelo Criador, tentando dar a eles suas vidas originais. É por causa do Rapaz de Ferro que heróis como o Ultimate Homem-Aranha, Ultimate Homem-Formiga e Vespa e Ultimate Gavião Arqueiro se tornaram quem deveriam ser.

Tony Stark é aqui conhecido como Rapaz de Ferro, pois Howard foi o Homem de Ferro original. Tony era o principal protagonista desse novo Universo Ultimate. Foi ele quem resgatou vários heróis e criou armas e poderes para todos aqueles que deveriam ter desenvolvido poderes e foram tirados de seu destino original pela intervenção do Criador.

E, com uma anticlímax surpreendente, a Marvel mata Tony de forma chocante, a exemplo do que aconteceu com o Homem-Aranha no Universo Ultimate original.

Como Tony Stark morre?

No novo Universo Ultimate, Reed Richards, traumatizado por ter sido humilhado e torturado pelo Criador depois de perder sua família, decide se tornar o Doutor Destino. A trama mostra que isso também abalou a tradicional genialidade do cientista, foram seus erros que na missão de resgate que deixaram Tony preso diante de um Hulk cadelizador.

Com o plano de fuga de Destino para os Supremos desabilitado, os heróis não têm escolha a não ser lutar contra o Hulk e suas Armas Imortais por suas vidas, enquanto esperam Reed teletransportar a equipe para fora.

Perto do fim da luta, Tony Stark é simplesmente esmagado em sua armadura pelas mãos desse Hulk hippie. A Mulher-Hulk até segura Banner no começo, mas logo ele a contém pouco depois de matar o Rapaz de Ferro. Quando o Gigante Cinza está perto de destruir a Mulher-Hulk, Destino consegue reconectar a equipe à Rede Ultimates e teletransportá-los para fora da base de Hulk em K’un-Lun.

Mulher-Hulk volta com a mão podre e o cadáver de Stark em uma imagem obscura (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

No entanto, Destino chega tarde demais para salvar a equipe inteira, já que o ataque do Hulk acaba tirando a vida de Tony Stark. Esta é uma perda devastadora para os Supremos, pois Tony era o arquiteto-chefe da equipe, fornecendo a maioria de suas armas avançadas, equipamentos e até poderes.

O Universo Ultimate original da década de 2000 era repleto de mortes surpreendentes. No Universo Ultimate original, os personagens mortos nunca foram ressuscitados. Isso inclui nomes que são os pilares do Universo Marvel principal, como o Homem-Aranha Peter Parker, Wolverine, Demolidor, Feiticeira Escarlate, Doutor Estranho, Viúva Negra e os Asgardianos, além de Thor. 

A morte de Tony prova que a disposição do Universo Ultimate de matar personagens principais continua sendo uma parte importante da identidade da continuidade. Embora não esteja claro se Tony permanecerá morto, o precedente histórico aponta nessa direção.

Leia mais:

  • Batman redefine o motivo pelo qual segue a regra de “não matar”
  • Star Wars revela incrível batalha entre os Sith fora das telonas
  • Supremos ganha formação no Universo Ultimate com presença de grande vilão

Leia mais matérias no ItechNews .