Muito se questiona sobre os possíveis malefícios dos telefones celulares. Apesar desta semana a OMS ter desmentido que o uso de celular aumenta riscos de câncer cerebral, pesquisadores da Southern Medical University (China) lançaram luz sobre outro tipo de consequência: segundo o estudo publicado no Canadian Journal of Cardiology, o uso excessivo dos smartphones pode aumentar as chances de doenças cardiovasculares.

  • Não, aparelhos celulares não aumentam risco de tumor no cérebro, mostra estudo
  • Clique e siga o no WhatsApp

Esse risco é ainda maior em usuários fumantes ou diabéticos, e também está associado à baixa qualidade do sono.

De acordo com os cientistas, o que acontece é que os campos eletromagnéticos de radiofrequência emitidos por telefones celulares causam desregulação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, respostas inflamatórias e estresse oxidativo.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Espera-se que afetem uma variedade de órgãos, como o coração e os vasos sanguíneos. No entanto, se o uso de telefones celulares está associado ao risco de doenças cardiovasculares permanece incerto”, dizem os pesquisadores, em relatório publicado na Elsevier.

“Descobrimos que, em comparação com usuários não regulares de telefones celulares, os usuários regulares de telefones celulares tinham um risco significativamente maior de doenças cardiovasculares incidentes”, aponta o material.

Uso de celular e doenças cardiovasculares

O estudo trabalhou com relatos de 444 mil integrantes do UK Biobank sem histórico de doenças cardiovasculares. Além de relatos de uso de celular, os pesquisadores também analisaram os registros hospitalares e padrões de sono.

“Padrões de sono e sofrimento psicológico podem ser mecanismos potenciais da associação entre o uso de telefones celulares e doenças cardiovasculares. Um padrão de sono ruim e uma saúde mental ruim podem afetar negativamente o desenvolvimento de doenças cardiovasculares por meio de ritmo circadiano interrompido, distúrbios endócrinos e metabólicos e aumento da inflamação”, afirmam os pesquisadores.

Uso excessivo de celular aumenta risco de doenças cardiovasculares (Imagem: stefamerpik/Freepik)

O comunicado também menciona que a exposição crônica à radiação emitida por telefones celulares pode levar ao estresse oxidativo e à resposta inflamatória.

“Portanto, a exposição à radiação de telefones celulares em combinação com tabagismo e diabetes pode ter um efeito sinérgico no aumento do risco de doenças cardiovasculares.”

Mas ainda há uma longa jornada pela frente até que haja uma afirmação mais contundente sobre o assunto. “Evidências mais conclusivas com medições válidas do uso do telefone celular são necessárias antes que essa associação se torne uma preocupação para o público em geral”, concluem os pesquisadores.

Prevenção

Ainda assim, a dica é manter hábitos responsáveis ​​de uso do telefone celular pode ajudar a apoiar a saúde cardiovascular.

“Antes de acessar por horas seu smartphone hoje, considere redirecionar esse tempo para uma atividade mais saudável para o coração”, diz o estudo.

Hábitos saudáveis para o coração

Por sorte, existem hábitos que ajudam a evitar doenças cardíacas, como descansar bem, incluir peixes e óleos saudáveis na dieta, dar mais atenção a oleaginosas e sementes na alimentação, evitar fumar e evitar o álcool.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Quais são os melhores celulares até R$ 2.500? Confira 4 opções
  • Pavel Durov diz que Telegram não é “paraíso anárquico” e inicia mudanças no app
  • Telegram alcança 10 milhões de assinantes e desativa a função Pessoas Próximas
  • Drone DJI Neo chega ao Brasil com apenas 135 g e gravação em 4K
  • Samsung libera One UI 6.1.1 para Galaxy S24 e anuncia update para outros modelos
  • Tubarão de 2 metros teria sido engolido por outro maior ainda