A Receita Federal emitiu um alerta sobre sites falsos que simulam o leilão de mercadorias apreendidas. Segundo o órgão, os portais usam pagamentos através do Pix e demais meios de transferência bancária, em vez de alternativas oficiais, como o Documento de Arrecadação de Receitas (DARF).

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Como participar de leilões online da Receita Federal
  • Quais são os principais “golpes do Pix” e o que fazer para evitá-los

O comunicado desta sexta-feira (3) joga uma luz sobre tentativas de fraudes na internet. Na abordagem, os golpistas criam uma página com o logotipo da Receita e oferecem uma espécie de leilão eletrônico de itens confiscados em operações e demais ações.

Segundo a entidade federal, todas as ofertas para adquirir os lotes são oferecidas apenas no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), hospedado dentro do portal Gov.br.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Além disso, nenhum pagamento dos leilões é feito através do Pix, TED, boleto bancário convencional ou cartão. “O pagamento dos lotes arrematados em leilão da Receita Federal ocorre exclusivamente mediante Documento de Arrecadação de Receitas (DARF)”, ressalta o órgão federal.

Como se proteger de leilões falsos da Receita Federal

Os leilões eletrônicos são hospedados somente no site da Receita Federal. Para consultar os pregões em andamentos, basta acessar a página oficial oferecida pelo órgão, acessada com o seguinte endereço: http://www25.receita.fazenda.gov.br/sle-sociedade/portal.

Dessa forma, ao receber um link para um suposto leilão da Receita Federal no WhatsApp e demais redes sociais, utilize o portal do governo para conferir os itens listados e o edital para participar. A página também mostra o número do protocolo, os prazos para enviar propostas e as previsões para enviar propostas e lances.

Também é importante clicar somente em links oferecidos pelos portais oficiais da Receita Federal para evitar a exposição a outros eventuais riscos.

Além disso, os pregões são realizados somente pelo portal e-CAC. Para participar do leilão online, acesse apenas este endereço: https://cav.receita.fazenda.gov.br/ecac/Aplicacao.aspx?id=52.

Também é necessário ter um certificado digital, que é comprado à parte, para fazer as propostas no leilão.

Você ainda pode acompanhar o para conferir novas oportunidades de leilões com celulares, computadores e demais equipamentos eletrônicos.

Confira outras matérias do :

  • Golpes do Pix: prejuízo médio das vítimas é maior que um salário mínimo
  • Como parar de receber ligações de spam? Veja 5 dicas
  • 5 golpes aplicados em idosos e como se proteger

VÍDEO: Pagar com PIX pelo NFC do Celular é Seguro? Como Funciona?

 

Leia mais matérias no ItechNews .