O mercado de tablets evoluiu bastante nos últimos anos e mesmo alguns modelos Android já começaram a oferecer uma experiência de uso mais avançada. É o exemplo de modelos como Galaxy Tab, que além da caneta digital, também incluem uma capa teclado para o uso como um laptop. 

  • Review Galaxy Tab S9 FE | Tablet competente para estudos
  • Review Galaxy Tab S9 FE Plus | Tablet potente e com tela grande

Assim, surge a dúvida: vale a pena comprar um tablet em vez de um notebook? Entre os dois tipos de dispositivo, qual te atende melhor, de acordo com as suas necessidades? Neste texto, esclarecemos as diferenças para te ajudar a tomar a melhor decisão de compra. 

Qual é melhor para estudar: tablet ou notebook? 

De forma mais resumida, o tablet se destaca pela portabilidade. Você consegue encontrar modelos entre 8 e 14 polegadas e, quase sempre, eles pesam bem menos que qualquer notebook. Assim, eles são mais indicados para levar na mochila.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O fato de alguns permitir ser usados com ou sem o teclado também aumenta a versatilidade. Assim, você pode tanto usá-lo de forma mais descontraída, para leituras enquanto está deitado, quanto usar com o acessório conectado para escrever de forma mais avançada.

Uso do tablet com capa teclado melhora a versatilidade para estudos (Imagem: Ivo Meneghel Jr/ )

Atualmente, os modelos também estão avançados o suficiente para oferecer uma boa usabilidade e, caso opte por um modelo com um bom chipset, terá um desempenho extremamente fluído para realizar pesquisas na internet, leitura de PDFs, escrever no Google Docs ou Microsoft Word, etc. 

A bateria também é um ponto forte, já que eles costumam chegar a mais de um dia de autonomia, dependendo do uso. 

Por outro lado, apesar de perder em versatilidade, notebooks tem a vantagem de contar com um sistema mais completo e, em alguns casos, suporte para aplicativos que não estão disponíveis para tablets, seja eles Android ou iOS. 

Mas essas são situações bem específicas e, no geral, o tablet atende melhor em um cenário de estudos. 

Tablet ou notebook para trabalhar: qual é melhor?

Já se você procura um dispositivo para trabalho, é importante entender que, na maioria dos cenários, o tablet só funcionará como um “quebra-galho”. Alguns modelos — como o iPad Pro e Galaxy Tab S10 Ultra — atendem muito bem para um cotidiano profissional, mas carecem de ferramentas exclusivas em plataformas como Windows e MacOS. 

Nós já testamos alguns modelos de tablets para uso como trabalho e em todos o resultado é praticamente o mesmo: dá para usar no dia-a-dia, mas apenas se você não depende de aplicativos muito específicos.

Limitações nos sistemas de tablets impedem o uso completo para trabalho (Imagem: Ivo Meneghel Jr/ )

Isso porque muitas ocupações ou empresas demandam o uso de programas que só existem para desktop ou notebooks, ou seja, que só podem ser baixados em dispositivos com algum sistema operacional para computadores, como Windows ou MacOS, por exemplo. 

Dessa forma, o notebook não pode ser substituído completamente por um tablet durante o trabalho. Você pode usar o dispositivo portátil como uma forma de maximizar o desempenho, levando em eventos ou reuniões, mas apenas isso. 

Portanto, se está pensando em comprar um aparelho novo, o notebook é, disparado, a melhor opção. Caso já tenha um notebook e quer entender se o tablet poderá te atender de forma auxiliar, a resposta é: sim, mas levando em consideração as limitações existentes. 

Caso queira entender melhor o funcionamento de um tablet para trabalhar, leia nossos textos dedicados sobre o assunto:

  • O Galaxy Tab S8 pode substituir bem um computador?
  • Dá para usar o Galaxy Tab S9 Ultra como computador?
  • Dá para usar o Galaxy Tab S10 Ultra como notebook para trabalhar?
  • Dá para usar o Xiaomi Pad 6 como computador?
  • iPad Pro com teclado substitui um computador?

 

Leia mais matérias no ItechNews .