O PPF automotivo é um procedimento de proteção à pintura do carro que tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil. Como é algo bastante caro, porém, uma pergunta também vem ganhando corpo: vale a pena investir em PPF para carros novos?
- Etanol x gasolina: aprenda a calcular o que vale mais a pena
- Lei da cadeirinha: o que é mito e verdade nas mudanças noticiadas
Antes de responder a essa questão, alguns pontos precisam ser esclarecidos. O primeiro deles, claro, é o que significa PPF. A sigla é derivada do inglês Paint Protection Film e, em bom português, significa algo como Película de Proteção de Pintura.
O objetivo do procedimento estético é, como o próprio nome deixa bem claro, conservar a pintura do carro e a originalidade dos faróis e lanternas — acessórios que também podem receber a aplicação PPF.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O PPF automotivo é uma espécie de barreira invisível contra resíduos de insetos, arranhões, pequenas pedras, chuva de granizo e até mesmo raios UV, dependendo da qualidade do material aplicado.

Do que é feito o PPF automotivo?
O PPF automotivo é um filme transparente feito de poliuretano termoplástico, que utiliza nanotecnologia para se “auto-regenerar” (claro, conforme a profundidade do risco e da qualidade do material).
Desenvolvida inicialmente para aplicação em helicópteros e demais veículos de uso militar, o PPF chamou a atenção da indústria automotiva e rapidamente se tornou uma solução de proteção de pintura para carros de luxo ou alta performance.
PPF automotivo em carro novo: vale a pena?
Como toda moeda tem dois lados, o uso do PPF automotivo em carros novos também tem suas vantagens e desvantagens. Os especialistas que defendem a utilização mesmo em veículos 0km dizem que o procedimento vale a pena por uma série de razões:
- Proteção contra altas temperaturas;
- “Cura” instantânea de pequenos arranhões;
- Resistência a produtos químicos e corrosões;
- Garante a originalidade da pintura por mais tempo.
Há, porém, uma corrente que não vê tanta vantagem em dispor de altas quantias para proteger um carro novo com PPF, já que concessionárias vendem outros tipos de proteção para os veículos 0km, como vitrificação e cristalização.

Entre as desvantagens de utilizar PPF em carros novos destacadas por quem é contra o procedimento, as principais são:
- Preço: a aplicação do PPF automotivo independe do modelo do carro, já que o custo é aferido por metro gasto. Uma bobina de 15 metros costuma ser suficiente até para veículos grandes, e o preço pode girar entre R$ 20 mil e R$ 30 mil, dependendo da qualidade do material;
- Instalação: o processo de instalação do PPF é bastante complicado e, por conta disso, a escolha do profissional correto é crucial para quem deseja um serviço sem falhas. Mesmo assim, como se trata de algo quase artesanal, o menor erro pode acabar gerando gastos ainda maiores;
- Manutenção: embora resistente, o material do PPF não é à prova de problemas. Por conta disso, o carro novo que estiver com a película protetora instalada deverá evitar o uso de determinados produtos de limpeza e, até mesmo, visitas aos lava-rápidos com escovas automáticas, pois elas podem causar descamação e arranhões.
E aí, amigo canaltecher: depois de ler atentamente as vantagens e as desvantagens a respeito do PPF, você acha que vale ou não a pena instalar a película de proteção automotiva em carros novos? Comente conosco em nossas redes sociais.
Leia também:
- Jeep Avenger: 5 detalhes que já sabemos sobre o mini Renegade
- 7 carros que completam 10 anos de lançamento em 2025
Vídeo: Hidrogênio é o combustível do futuro? Entenda essa história
https://www.youtube.com/watch?v=SDm0eJ3BrmA&embeds_referring_euri=https%3A%2F%2Fcanaltech.com.br%2F
Leia mais matérias no ItechNews .