A União Europeia (UE) enfrenta seu pior momento na venda de carros desde o período pré-pandemia, em 2019. Grandes mercados como Alemanha, França e Itália puxaram a baixa que chegou a 18% em agosto. O segmento que mais sofre é o de carros 100% elétricos, que perdeu 43,9% das entregas.
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Segundo a agência de notícias Reuters, os números da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) revelam a quarta queda mensal consecutiva nas vendas de veículos elétricos.
Com isso, fabricantes como Volkswagen, Renault e Stallantis falam em “ações urgentes” por parte de políticos da UE para evitar perdas maiores, quando novas metas de emissão de CO2 entrarem em vigor em 2025.
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Elétricos caem, híbridos sobem
Em toda a Europa, a venda de veículos elétricos a bateria (BEV) caiu quase 44%, na comparação com agosto de 2023. Mas o desempenho foi ainda pior na Alemanha, com recuo de 69%. Na França, o tombo foi menor, com 33%.
Por outro lado, veículos híbridos simples (sem tomada de recarga) ganharam mercado, passando de 25% para quase 30% em 1 ano.
Já os modelos híbrido plug-in (que podem recuperar a bateria elétrica na tomada) também emplacaram menos unidades: queda de 22,3%.
Tesla foi quem mais sofreu
Entre as fabricantes com sedes em outros mercados, a norte-americana Tesla viu queda de 43% nas vendas em agosto, contra 27,5% da chinesa Saic.
Considerando as marcas europeias, o grupo Stellantis foi quem mais perdeu vendas, com queda de 29%. Volkswagen perdeu 14,8% e Renault caiu 13,9%.
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