Aproximar o cartão, smartphone ou smartwatch da maquininha ou do celular para pagar uma compra já é um ato automático do nosso dia-a-dia. Lançado há cerca de 15 anos, o pagamento por aproximação já corresponde a mais de 60% das transações realizadas pelos brasileiros, que adotam rapidamente uma inovação quando percebem seu potencial de facilitar a vida.
Segundo a Abecs, 87%1 dos consumidores que utilizam a aproximação destacam a comodidade e a rapidez como os principais benefícios. Além de revolucionar a experiência do usuário, a tecnologia beneficia as Pequenas e Médias Empresas, um setor estratégico para o desenvolvimento econômico, com soluções de baixo custo, como o Tap to Phone. Lançada no Brasil em 2021, ela transforma dispositivos com tecnologia NFC, como smartphones, em terminais de
pagamento, permitindo que o portador aproxime sua credencial do dispositivo para finalizar a transação.
Ofertar o maior número possível de formas de pagamento é essencial para qualquer negócio. Um consumidor que não tem a possibilidade de pagar com a forma que acredita ser mais segura e conveniente tem altas chances de desistir da compra. Ao permitir a aceitação de pagamento com credenciais de crédito, débito e pré-pago por aproximação sem a necessidade de adquirir uma maquininha, o Tap to Phone mudou o jogo, conferindo maior competitividade a esses negócios, especialmente aos microempreendimentos, colaborando com a inclusão financeira e a digitalização dessas
empresas. Hoje já são mais de 7 milhões de dispositivos habilitados.
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Outra inovação da aproximação foi o Tap to Pay Online, no qual o portador pode aproximar sua credencial do próprio dispositivo para pagar uma compra online, sem necessidade de digitar os dados da credencial, conferindo maior rapidez e segurança, já que o próprio consumidor já se autentica como portador. Além da conveniência para o comprador, isso tira a responsabilidade do lado do comerciante, que, por sua vez, pode reduzir seus custos em relação a processos de adequação de segurança.
O surgimento das transações por aproximação foi um ganha-ganha para o mercado como um todo. O salto significativo na experiência de compra, com mais rapidez e agilidade, pode reduzir as desistências de compra, incentivando a maior conversão de vendas e reduzindo custos operacionais para os lojistas. Não podemos deixar de fora dessa equação a camada extra de segurança adicionada pela tecnologia do chip EMV, com um criptograma dinâmico que não pode ser reutilizado, possibilitando uma redução de riscos de fraudes significativa e, consequentemente, mitigando atritos com o cliente final e prejuízos para o vendedor.
O sucesso dessa inovação se traduziu na evolução da tecnologia de aproximação: este ano, tivemos o lançamento do Tap to Everything, um desdobramento da solução Tap to Pay Online em novas frentes que facilitam outras operações. O Tap to Confirm, por exemplo, oferece uma forma rápida e segura de autenticar a identidade do portador em compras online. Já o Tap to Add Card aprimora a segurança na adição de cartões a carteiras digitais e aplicativos.
Outro grande case de sucesso da tecnologia por aproximação está sendo visto na mobilidade urbana, possibilitando o pagamento de passagens no transporte público, pedágios nas estradas e até mesmo estacionamento em estabelecimentos comerciais apenas aproximando uma credencial do terminal de pagamento. A principal vantagem é clara: facilitar a vida das pessoas, dispensando a necessidade de filas de recarga de vale transporte, saque em caixas eletrônicos e guichês de pagamento de estacionamento.
Não à toa, houve um crescimento de 82%3 na adoção de pagamentos por aproximação em transportes públicos no Brasil nos primeiros cinco meses de 2024, em comparação ao mesmo período no ano anterior, de acordo com um estudo do braço de consultoria da Visa,o Visa Consulting Analytics . Outro dado interessante mapeado foi o uso da tecnologia por turistas, principalmente dos EUA, Argentina, França, Chile e Alemanha, especialmente no Rio de Janeiro, durante o carnaval 2024. Esse indicador mostra uma grande oportunidade de explorar a solução em outras cidades com alto potencial
turístico.
Assim como na relação entre consumidores e lojistas, o pagamento por aproximação gerou um cenário de ganha-ganha para usuários e instituições envolvidas na gestão da mobilidade urbana. Além do incentivo à modernização dos sistemas de transporte, a tecnologia facilita a implementação de novos modelos, como pagamentos integrados e aplicativos de transporte multimodal.
A maior eficiência operacional também surge como fator vantajoso para os operadores, reduzindo a necessidade de processamento manual de dinheiro (o que também promove maior segurança) e validação de bilhetes físicos. O resultado é a possibilidade de reduzir custos administrativos e dar mais agilidade aos processos. Ainda há muito espaço para o desenvolvimento de tecnologias e soluções de aproximação em mobilidade urbana, principalmente se considerarmos a grande abertura do público brasileiro à inovação nos meios de pagamento, em especial nesse setor.
A inovação no setor de meios de pagamento digitais não só beneficia empreendedores, permitindo-lhes operar de maneira mais eficiente e sem a necessidade de infraestruturas mais complexas e custosas, mas também oferece aos emissores uma oportunidade de estar na vanguarda da tecnologia. Para os portadores, essas inovações trazem praticidade e segurança, ampliando as opções e flexibilizando as formas de pagamento. O impacto dessas tecnologias é a democratização do acesso a soluções de pagamento modernas, tanto para pequenos negócios quanto para grandes
emissores e processadores.
Olhando para o futuro, o cenário promete ser ainda mais dinâmico, com maior integração entre dispositivos e sistemas de pagamento, oferecendo aos portadores uma experiência ainda mais conectada, personalizada e eficiente. Além disso, a aceitação crescente dessas inovações pode ser o ponto de virada para impulsionar o comércio, em especial, os pequenos e médios negócios. À medida que essas inovações se tornam cada vez mais populares, veremos um impacto direto no fortalecimento do ecossistema de pagamentos digitais inclusivo, reduzindo barreiras e promovendo o crescimento sustentável de negócios em todo o mundo.
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