A Agência Espacial Europeia (ESA) publicou um vídeo que te leva para explorar Marte sem sair de casa. A animação proporciona um passeio virtual pelos canais de Ares Vallis, antigos canais do Planeta Vermelho explorados pela sonda Mars Express. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Exploração espacial: por que é tão difícil levar astronautas para Marte
  • Veja Marte em 360º pelos “olhos” do rover Curiosity, da NASA 

 

Os dados foram obtidos enquanto a espaçonave sobrevoou a região de Oxia Palus, que se estende por 890 mil km². É ali que estão os canais de Ares Vallis, alcançando mais de 1.700 km de extensão. Fluxos de água correram por lá há bilhões de anos, ajudando a esculpir muitas das formações encontradas hoje. 

O vídeo começa com uma visão global do planeta, que depois se restringe a uma área indicada por um retângulo branco. Depois, a animação te leva para conferir o local de pouso da missão Pathfinder, da NASA, no fim da década de 1997. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Em seguida, você confere as crateras Masursky e Sagan, presentes no sul de Marte — talvez você repare que a primeira é repleta de rochas e está em um terreno bastante irregular, que indica a influência dos fluxos de água ali no passado.

Um pouco à frente está a cratera Galilei. “Provavelmente, esta cratera já abrigou um lago que inundou seus arredores”, escreveram os oficiais da ESA em uma publicação que explica as formações apresentadas no vídeo. 

Finalmente, a câmera retorna para Ares Vallis, trazendo imagens da planície de Oxia Planum — vale destacar que é para lá que a ESA planeja enviar seu rover Rosalind Franklin. A sequência termina com uma visão geral de Ares Vallis e seus arredores, que já foram ricos em água. 

Segundo a ESA, o vídeo foi criado a partir de dados de uma câmera que integra a Mars Express. Os dados criaram um mosaico que combina dados topográficos do modelo do terreno digital, e assim, formaram a paisagem tridimensional que você conferiu.

Leia mais matérias no ItechNews .