O F-22 Raptor, caça que faz parte da Força Aérea dos Estados Unidos, tem quase três décadas de vida, mas segue considerado um dos mais poderosos e letais do mundo. Como todo veículo, porém, o avião fabricado pela Lockheed Martin também precisa de revisões periódicas. E elas não são nada baratas.
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A Pratt & Whitney, empresa escolhida para realizar a manutenção dos aviões, informou que o custo para reparo dos motores vai girar em torno de US$ 1,5 bilhão, e o prazo para o reparo de toda a frota do F-22 Raptor estabelecido em contrato foi de três anos.
O documento assinado na última quinta-feira (20) já está em vigor, e reduzirá os custos para revisar 400 motores F119 que, segundo a Força Aérea, contavam com mais de 900 mil horas de voo.
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O segredo para baixar os custos e, assim, formalizar o contrato de três anos com a USAF está no que a Pratt & Whitney chama de “Programa Contínuo de Vida Útil Baseado em Uso”. Por meio dele, os dados são lidos em tempo real e, assim, indicam as melhores taxas para manter a eficiência e o desempenho do motor sempre no máximo.
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Como é o F-22 Raptor?
O F-22 Raptor tem história de sobra. Além do recorde de maior número de mísseis disparados em menor tempo, e de ser usado para “derrubar OVNIs”, o caça é o único da frota capaz de atingir a altitude necessária para neutralizar os alvos que cruzaram o espaço aéreo do país.
O F-22 Raptor é um caça que faz parte do programa Advanced Tactical Fighter, desenvolvido pela Força Aérea dos Estados Unidos a partir da década de 1980 com o objetivo de desenvolver uma aeronave capaz de encarar as ameaças de outros paises, principalmente da extinta União Soviética.
Segundo o site da USAF, trata-se de um avião projetado para dominar o espaço aéreo nos combates ar-ar e também para ter alta precisão em ataques contra alvos na superfície (ar-solo).
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