O mundo mágico de Oz retorna aos cinemas com Wicked, a adaptação do musical da Broadway que narra a história da amizade entre a Bruxa Boa do Norte e a Bruxa Má do Oeste.
O longa, que é dirigido por John M. Chu, conta com um elenco estrelado. A cantora Ariana Grande interpreta Glinda, a estrela da Broadway Cynthia Erivo é Elphaba e nomes como Jeff Goldblum, Michelle Yeoh e Peter Dinklage também participam da produção.
Sucesso absoluto no mundo dos musicais, Wicked revisita a história do Mágico de Oz e oferece uma nova perspectiva para os acontecimentos do filme de 1939. A produção é baseada no livro homônimo de Gregory Maguire.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O longa, que é o primeiro capítulo de uma duologia, chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (21). O separou 7 motivos para você ver Wicked, a adaptação do fenômeno musical da Broadway:
Um retorno mágico à Oz
A terra de Oz é um dos cenários fantásticos mais emblemáticos do cinema norte-americano e Wicked revisita as paisagens technicolor de O Mágico de Oz. O longa, inclusive, é um dos favoritos para ganhar os prêmios técnicos do Oscar nas categorias de design de produção, maquiagem e figurinos.
Além disso, personagens conhecidos do público como o Mágico, o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde também fazem participações importantes na trama do musical.
A história nunca contada de Oz
A trama de Wicked revisita a história contada em O Mágico de Oz, mas oferece uma nova perspectiva ao que foi mostrado. Entre os principais questionamentos da obra, uma pergunta se destaca: será mesmo que a Bruxa Má do Oeste é tão má assim?
Ao oferecer uma nova versão da personagem, a obra aprofunda o mundo de Oz e torna a história mais complexa e rica. Entre os temas debatidos estão racismo, fascismo e a importância da diversidade e da diferença.
Um fenômeno da Broadway
Com 10 indicações ao Tony — o Oscar do teatro —, Wicked se tornou um dos clássicos modernos da Broadway. Com uma legião de fãs, o musical de 2004 se mantém relevante até hoje, tendo sido reproduzido em diferentes países ao redor do mundo.
No Brasil, o musical ganhou uma versão nacional em 2016, retornou em 2023 e está programado para uma nova montagem em 2025.
Defying Gravity e a trilha sonora
Você pode até não ser fã de musicais, mas é pouco provável que não tenha escutado a música Defying Gravity. Na voz de Idina Menzel, a canção foi eternizada na Broadway e ultrapassou as barreiras do mundo musical.
Engana-se, no entanto, quem acredita que o musical só vive de uma única música. As canções compostas por Stephen Schwartz são excelentes e vão ficar grudadas na sua cabeça após a sessão no cinema.
O papel dos sonhos de Ariana Grande
O elenco de Wicked é recheado de estrelas, mas o nome de Ariana Grande é o mais impressionante. A pop star é fã incondicional do musical e já revelou que Glinda, a Bruxa Boa do Norte, é o papel da sua vida.
Ao longo das entrevistas para promover o filme, Ariana demonstrou o quão importante o papel de Glinda é para ela e convenceu os fãs do musical que a bruxa está em boas mãos. Para além da animação, Ariana tem uma voz excelente e está sendo bastante elogiada por sua performance.
A direção de Jon M. Chu
O diretor de Wicked é a mente por trás de Podres de Ricos, um dos filmes mais elogiados de 2018. Ele também tem experiência com adaptações musicais, sendo responsável pelo filme Em um Bairro de Nova York.
Chu é apontado como um talento em ascensão e Wicked é o seu primeiro grande projeto em Hollywood. Ele já provou que é capaz de filmar bem comédias e musicais e pode surpreender com sua direção no filme.
A dublagem brasileira
No Brasil, Elphaba e Glinda têm nome e sobrenome: Myra Ruiz e Fabi Bang. As duas atrizes interpretaram as bruxas nas duas montagens brasileiras do musical e já estão confirmadas para o revival de Wicked em 2025.
A decisão de escalá-las como dubladoras do filme, então, não foi muito difícil. Para os fãs das montagens brasileiras, é mais uma oportunidade para conferir o talento das atrizes brasileiras que parecem ter nascido para os papéis.
Leia mais:
- Ainda Estou Aqui é campeão de bilheteria no cinema nacional de 2024
- Gladiador 2 estreia com R$ 500 milhões em seu 1º final de semana
- Os 10 personagens mais estranhos, misteriosos e perturbadores de David Lynch
Leia mais matérias no ItechNews .