O X (antigo Twitter) informou que cumpriu pelo menos 223 ordens judiciais vindas do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para derrubar contas da rede social de forma permanente ou temporária. A informação é do site UOL, que teve acesso à lista dos perfis punidos.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • YouTube e CazéTV vão transmitir Brasileirão a partir de 2025
  • Meta AI chega ao Brasil após liberação de treinamento com dados pessoais

As informações foram colocadas em um relatório enviado pela empresa ao ministro do STF Alexandre de Moraes em 6 de setembro — portanto, na semana seguinte ao bloqueio no Brasil. Na ocasião, o X enviou um pedido de revisão e listou os perfis para mostrar que já colaborou com as autoridades em outras situações.

O documento afirma que a rede atendeu a 158 ordens do STF em 37 processos judiciais diferentes, incluindo o inquérito das fake news, iniciado em 2019 e cujo relator é Alexandre de Moraes. Com relação ao TSE, o X atendeu a 65 ordens judiciais, principalmente sobre perfis que contestavam o resultado das eleições presidenciais de 2022, além de contas que disparavam ataques contra os candidatos que participaram do 2º turno. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Rede social fez relatório com contas já bloqueadas para informar que já atendeu a outras ordens judiciais no passado (Imagem: Kelly Sikkema/Freepik)

Além disso, a empresa relatou que já tinha recebido 19 pedidos judiciais sobre as eleições de 2024 até a data do envio do documento. 

Vale destacar que a postura do X com relação ao bloqueio de contas foi um dos pilares para o fim da operação da empresa no país e, posteriormente, à suspensão da plataforma por aqui. Uma das exigências do STF para acabar com o bloqueio era, inclusive, suspender nove perfis investigados que publicaram conteúdos antidemocráticos (os nove usuários não apareceram na lista do começo de setembro).

X está de volta ao Brasil

O X está oficialmente liberado no Brasil desde o dia 9 de outubro — a decisão favorável ao desbloqueio foi publicada no dia 8, mas a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou a notificar as operadoras no dia seguinte. 

VÍDEO: X/TWITTER JÁ COMEÇOU A VOLTAR! | CT NEWS

 

LEIA TAMBÉM: 

  • Grupo de editores da Wikipédia combate desinformação de IA em artigos
  • Google Chat permite mensagens de vídeo e transcrições de áudios
  • Zoom vai deixar você criar “clone de IA” para gravar vídeos

Leia mais matérias no ItechNews .