A Yamaha Motor anunciou nesta semana que terá a primeira moto elétrica fabricada no Brasil, a partir de 2025. Trata-se da scooter Neo’s, modelo totalmente urbano, mas com torque absurdo, equivalente ao de uma esportiva como a Ducati Diavel.

A Yamaha Neo’s começa a ser produzida em janeiro de 2025 no Polo Industrial de Manaus (AM). As vendas ficam para fevereiro, mas o preço do modelo elétrico ainda não foi divulgado. Foram revelados apenas seus dados técnicos.

Globalmente, o modelo foi lançado em 2022, como parte do objetivo da fabricante japonesa de reduzir as emissões de seus modelos em 90% até 2050, na comparação com 2010.


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Na Europa, seu principal mercado atualmente, a Yamaha Neo’s custa 3.100 euros — a conversão direta é de R$ 18.950, sem impostos.

Yamaha Neo's 2025
Yamaha Neo’s é scooter elétrico que será feito no Brasil (Yamaha Motor/Divulgação)
Yamaha Neo's 2025
Yamaha Neo’s é scooter elétrico que será feito no Brasil (Yamaha Motor/Divulgação)
Yamaha Neo's 2025
Yamaha Neo’s é scooter elétrico que será feito no Brasil (Yamaha Motor/Divulgação)
Yamaha Neo's 2025
Yamaha Neo’s é scooter elétrico que será feito no Brasil (Yamaha Motor/Divulgação)
Yamaha Neo's 2025
Yamaha Neo’s é scooter elétrico que será feito no Brasil (Yamaha Motor/Divulgação)
Yamaha Neo's 2025
Yamaha Neo’s é scooter elétrico que será feito no Brasil (Yamaha Motor/Divulgação)
Yamaha Neo's 2025
Yamaha Neo’s é scooter elétrico que será feito no Brasil (Yamaha Motor/Divulgação)
Yamaha Neo's 2025
Yamaha Neo’s é scooter elétrico que será feito no Brasil (Yamaha Motor/Divulgação)
Yamaha Neo's 2025
Yamaha Neo’s é scooter elétrico que será feito no Brasil (Yamaha Motor/Divulgação)
Yamaha Neo's 2025
Yamaha Neo’s é scooter elétrico que será feito no Brasil (Yamaha Motor Brasil/Divulgação)
Yamaha Neo's 2025
Yamaha Neo’s é scooter elétrico que será feito no Brasil (Yamaha Motor/Divulgação)

Scooter elétrica é muito forte

Com motor elétrico montado dentro do cubo da roda traseira, a Yamaha Neo’s tem 3,2 cavalos de potência (2,4 kW, a 400 rpm). O torque, porém, parece ser absurdo para o modelo: são 13,79 kgf/m liberados logo a 40 giros, ou seja, praticamente de forma instantânea.

Essa força é equivalente ao torque de uma Ducati Diável 1260S, por exemplo, esportiva de 1000 cc e 240 quilos, que custa R$ 132.990. Imagine isso em um modelo urbano de 1,88 metro de comprimento, por 1,12 m de altura e quase 70 cm de largura, com só 90 kg.

Tudo é alimentado por duas baterias de lítio, que são removíveis, e ficam instaladas no baúleto sob o banco.

Com desencaixe fácil, segundo a fabricante, podem ser manuseadas para serem recarregadas em tomadas comuns. A vida útil do conjunto é de 25 mil quilômetros ou 3 anos. A recarga das baterias, porém, é escalonada e leva:

  • 5 horas: de 20 a 80%.

  • 9 horas: até 100%.

Duas baterias removíveis de íons de lítio, instaladas sob o banco, alimentam o scooter (Foto: Yamaha Motor/Divulgação)

Como é a scooter elétrica

A Yamaha Neo’s tem faróis full LED; painel de instrumentos digital monocromático; porta-objetos com capacidade para um capacete aberto, além das 2 baterias; tomada 12V; e gancho para sacolas.

Mecanicamente, é equipada com suspensão dianteira de 90 mm de curso, com traseira de 84 mm. O conjunto de freios usa disco de 200 mm na roda dianteira, com freio a tambor na traseira. Pneus sem câmara têm aro 13 à frente (110/70) e atrás (130/70).

Serão 3 cores disponíveis para o corpo da scooter: e-White (branco metálico), e-Black (preto metálico), além do e-Blue (azul fosco).

O modelo ainda se conecta com app Yamaha Motorcycle Connect, que sinaliza ligações ou mensagens no painel da scooter, além de indicar na tela do celular o nível atual e histórico de consumo das baterias, bem como o local de parada da moto.

 

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