O YouTube Music lança uma nova função que permite identificar músicas a partir de um cantarolar, assobio ou da reprodução da melodia em um instrumento. O recurso estava em fase de teste desde maio para uma parcela do público e agora chega para todas as pessoas tanto no app para Android quanto para iOS.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • 8 funções que você precisa conhecer do YouTube Music

O recurso é semelhante ao famoso aplicativo Shazam, adquirido pela Apple em 2018, que consegue identificar canções a partir de pequenos trechos.

Como reconhecer músicas com o YouTube Music

O recurso para identificar músicas com o YouTube Music pode ser acessado através de um ícone de onda sonora dentro da página de buscas do aplicativo. Veja como utilizar a ferramenta:


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  1. Abra o YouTube Music;
  2. Toque no ícone de lupa no canto superior direito;
  3. Selecione em seguida o ícone de onda para ativar a função;
  4. Toque, cante ou cantarole uma música;
  5. Confira o resultado da busca por áudio.
    YouTube Music lança ferramenta de reconhecimento de música similar ao Shazam (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/)
    YouTube Music lança ferramenta de reconhecimento de música similar ao Shazam (Imagem: Captura de tela/Guilherme Haas/)

É possível cantarolar, assobiar ou até mesmo tocar a melodia em um instrumento, como um violão, para que o aplicativo faça a pesquisa.

Após iniciar a busca, o aplicativo exibe uma página de resultados em tela cheia com informações detalhadas sobre a música, incluindo o nome da faixa, o artista, o álbum, o ano de lançamento e outros dados relevantes.

Rádio por IA

Além da liberação da ferramenta de identificação de músicas por som, o YouTube Music lança um teste nos Estados Unidos com um novo recurso de rádio gerado por IA, exclusivo para assinantes Premium.

A novidade permite que os usuários descrevam o tipo de estação de rádio que desejam ouvir utilizando linguagem natural. Ao fornecer essas informações, a IA cria uma estação de rádio personalizada que se ajusta exatamente aos seus gostos. Não há, porém, uma previsão sobre quando essa função poderá chegar para todo o público.

Leia mais matérias no ItechNews .

Trending no :

  • Android 5.0 deixa de receber atualizações do Google Play
  • Ferrari Purosangue desfila por favela do Brasil e viraliza
  • Startup oferece IA para namoro no Japão
  • WhatsApp expande foto de perfil na tela de chamadas do iPhone
  • JBL lança caixas de som em forma de lata de cerveja da Budweiser
  • X/Twitter volta a testar botão “não gostei” para respostas