A Zeekr, fabricante chinesa de carros eletrificados “prima” da Volvo, quer o CT Auto conheceu de perto na última edição do Salão do Automóvel de Pequim, apresentou nesta terça-feira (12) seu segundo lançamento no mercado brasileiro: o Zeekr X.
- Clique e siga o no WhatsApp
- 10 carros que vimos no Salão de Pequim que podem vir ao Brasil
- Por que as montadoras chinesas têm tanto interesse pelo Brasil?
O SUV de 4,43 metros de comprimento, 2,03 m de largura, 1,57 m de altura e 2,75 m de entre-eixos é menor que o “irmão” Zeekr 001, crossover de quase 5 metros que foi o primeiro da marca a ser homologado no Brasil. O Zeekr X será comercializado por aqui em duas versões, ambas importadas da China — e com preços promocionais, como falaremos adiante.
A mais básica, chamada de Zeekr X Premium, tem apenas um motor elétrico, instalado no eixo traseiro, e entrega 272 cv de potência ao motorista. A variante mais completa, batizada como Zeekr X Flagship, tem dois motores elétricos, tração integral, 428 cv de potência e 55 kg/m de torque, configuração suficiente para fazer o SUV chegar do 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos (mesmo tempo do Seal, sedan coupé da BYD).
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Em termos de design, tanto a versão premium quanto a flagship são idênticas, com lanternas e faróis futuristas Full LED, laterais e capô bem marcados por vincos, vidros sem moldura, rodas de 20 polegadas e uma inegável semelhança com o Volvo EX30, modelo com o qual compartilha a plataforma modular SEA.
Interior minimalista, como no Volvo
Não dá para negar que o Zeekr X e o Volvo EX30 são “parentes”. Isso fica claro ao olhar para a cabine do novo SUV chinês do mercado brasileiro. Assim como o modelo sueco, o Zeekr X se caracteriza pelo interior minimallista.
Nada de central giratória ou que se move de um lado para o outro. A multimídia de 14,6 polegadas oferece espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay, além de um sistema com 16 GB de memória interna, atualização over-the-air (remota) e armazenamento em nuvem.
O volante conta somente com dois botões, já que muitos comandos são feitos diretamente na central. O painel de instrumentos, algo que o EX30 não tem, é de 8,8 polegadas. O seletor de marchas fica posicionado atrás do volante, algo não muito comum no segmento.
Apesar das semelhanças, o acabamento é notadamente superior ao do EX30, assim como os detalhes tecnológicos. O Zeekr X conta com maçanetas externas retráteis, abertura das portas por acionamento elétrico e iluminação interna em LED com 64 opções de personalização. Há ainda recursos de condução semiautônoma e de assistência ao motorista.
Zeekr X chega ao Brasil com preços promocionais
A Zeekr sabe que o mercado de SUVs eletrificados é bastante disputado no Brasil, principalmente pelas também chinesas BYD e GWM. Por isso, adotou como estratégia de lançamento preços promocionais para ambas as versões do X.
Vale lembrar que tanto o Zeekr X contam com baterias de 66 kWh fabricadas pela chinesa CATL. Segundo a marca, elas dão ao SUV autonomia de 440 quilômetros por carga no ciclo WLTC, número que, de acordo com os padrões do Inmetro, cai para 332 km.
Em termos de carregamento, a versão mais básica aceita até 11 kWh, enquanto a topo de linha aguenta 22 kWh. Na corrente contínua, que realiza cargas rápidas, ambas podem ser plugadas em redes de até 150 kW.
Ficou curioso para saber os preços do Zeekr X? Então aí vão eles:
- Zeekr X Premim: R$ 272.000,00
- Zeekr X Flagship: R$ 298.000,00
Leia mais matérias no ItechNews .