O Google Chrome para Android está recebendo uma função de acessibilidade que lê páginas web para você, literalmente. Trata-se de um recurso de voz que inclui controles típicos de reprodutores de mídia, como botões para pausar, avançar ou alterar a velocidade de leitura.
Chamada de Ouvir esta página (Listen to this page na versão em inglês), a novidade surgiu nas versões de teste do Chrome 120 e, desde então, podia ser avaliada por usuários que habilitam o parâmetro chrome://flags#read-aloud no navegador.
Mas o 9to5Google relata que, desde o Chrome 125 para Android (a atual versão é a 126), o recurso de leitura vem sendo disponibilizado de modo mais amplo, o que significa que muitos usuários já conseguem ativar o informado parâmetro nas versões finais do browser.
Como a leitura de páginas do Chrome funciona?
Para começar, é preciso habilitar o recurso, pois ele ainda não é uma função oficial. Para isso, digite chrome://flags#read-aloud na barra de endereços do Chrome e selecione “Enable”. Reinicie o navegador.
Na sequência, acesse uma página no Chrome, toque no ícone com três pontos ao lado da barra de endereços e escolha Ouvir esta página. O navegador começará a ler o conteúdo em texto existente ali.
Note que um pequeno player é exibido na parte inferior do browser. Tocando nele, você pode pausar ou retomar a reprodução, voltar ou adiantar o áudio, bem como selecionar a velocidade de fala (de 0,5x a 4x). No ícone de três pontos que aparece ali, você consegue ainda selecionar uma das vozes disponíveis.
Funciona em português?
Sim. O modo de leitura do Chrome funciona tanto com o português do Brasil quanto com o de Portugal. Nos testes feitos pelo Tecnoblog, algumas poucas palavras foram pronunciadas de forma “robótica”, mas, no geral, o recurso funciona bem.
Há algumas limitações, é verdade. Por exemplo, a leitura por voz não funciona quando o Chrome fica em segundo plano. Mas essa pode vir a ser uma funcionalidade para um futuro próximo.
Em linhas gerais, este é um bom incremento para o Chrome. Não que já não fosse possível ativar a leitura de páginas web no Android. Isso pode ser feito há tempos via Google Assistente, por exemplo. Mas a disponibilidade de um recurso como esse de modo nativo no navegador tende a melhorar a experiência do usuário.
Chrome para Android ganha função de voz que lê páginas para o usuário