Assistente virtual Claude é produzido pela Anthropic (imagem: divulgação)

A empresa de inteligência artificial Anthropic anuncia hoje a chegada do Claude ao mercado brasileiro. A ideia é “dar mais opção para os consumidores”, segundo me contou Scott White, gerente de produto da ferramenta. O Claude faz as vezes de chatbot e deve duelar com ChatGPT, o mais visado do país, além do Gemini, Copilot e a futura Siri turbinada com IA.

Os usuários terão diversas opções de acesso ao Claude: desde os aplicativos para Android e iPhone (iOS), passando pelo site Claude.ai e pela API da Anthropic, voltada a desenvolvedores. Todas utilizam o modelo mais recente da empresa, batizado de 3.5 Sonnet. Ele foi apresentado em 21 de junho.

Quanto custa o Claude?

O Claude é oferecido de graça para quem quer as funções mais básicas, como as conversas com o chatbot. No entanto, há um limite na quantidade de interações. A Anthropic nos informou que não é possível cravar um número exato de mensagens porque tudo depende da extensão dos tokens usados.

Ainda assim, a companhia explicou que os clientes da versão paga do Claude conseguem fazer cinco vezes mais interações.

Estes são os valores do Claude pago:

  • Plano Pro: R$ 110 por usuário por mês
  • Plano Team: R$ 165 por usuário por mês (mínimo de 5 estações)

O que o Claude é capaz de fazer?

Claude 3.5 Sonnet foi apresentado em junho de 2024 (imagem: divulgação)

O Claude atua como um assistente de IA. Apesar de não termos testado a ferramenta, a empresa promete compreensão de linguagem natural “em português fluente”. A ferramenta responde perguntas, realiza comandos apresentados no prompt, lê imagens e interpreta gráficos. A experiência em outros idiomas tem sido positiva.

Na nossa conversa, o executivo da Anthropic lista casos de uso que devem chamar a atenção dos brasileiros:

  • Tradução de conteúdo
  • Marketing de conteúdo no setor de turismo
  • Redação criativa e empresarial (o famoso copywriting)
  • Programação e revisão de código

O que tem (e o que não tem) no Claude pago?

Os criadores do Claude destacam as seguintes ferramentas voltadas a uso profissional:

  • Artifacts: usuários do site Claude.ai podem colaborar com a IA na edição de códigos, documentos e designs
  • Função Team: chats compartilhados com colegas de equipe e limite de uso maior

Por outro lado, o Claude não conta com funções interessantes de rivais (em especial o ChatGPT):

  • Loja para habilitar GTPs produzidos por terceiros
  • Armazenamento de memórias a partir das interações com o usuário

Segundo White, algumas destas ferramentas podem ser reproduzidas dentro de outros ambientes do Claude. Ele reconhece, porém, que a empresa pode avaliar a inclusão de áreas específicas no futuro.

Polêmica sobre cópia de conteúdo

Como sabemos, todo modelo de linguagem depende de um vasto conhecimento sobre o mundo. Não é diferente com o Claude. Por conta disso, a Anthropic está envolvida em polêmica desde que surgiram relatos sobre obtenção de conteúdo sem autorização.

O responsável pela página do iFixit, que presta serviços de suporte técnico e publica sobre o assunto, reclamou que os robôs da Anthropic realizaram mais de 1 milhão de acessos num intervalo de 24 horas. Os termos de uso do iFixit proíbem que o conteúdo seja usado para treinar IA.

A Anthropic diz que treina o Claude a partir de diversas fontes de dados. “Elas incluem informações publicamente disponíveis na internet, conjuntos de dados não públicos obtidos comercialmente de terceiros, dados fornecidos voluntariamente por usuários ou criados por meio de dados contratados.”

Quando questionada pelo Tecnoblog, a empresa também explica que os modelos não são treinados com os dados de entrada ou prompts de usuários do Brasil ou do restante do planeta.

A empresa não deu detalhes sobre a aderência à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), etapa essencial para operar no mercado doméstico, até a publicação deste texto.

Claude aprende português e chega ao Brasil para duelar com ChatGPT