O pudim é aquela sobremesa típica do fim de semana, bem simples de fazer e econômica. Mas embora a receita seja fácil, a calda de açúcar ou caramelo precisa de um pouco mais de atenção para não passar do ponto ou queimar.
Existem alguns truques para fazer a calda de pudim perfeita e sem erro. E é mais simples do que você imagina.
O passo a passo para a calda de pudim sem mistério e com a medida certa dos ingredientes: 220 gramas de açúcar refinado, 70 mililitros de água e 1 pitada de sal. Isso mesmo, uma pitadinha de sal para destacar o sabor do doce.
Anote as dicas!
- Use uma panela em aço inox ou alumínio, mas sem revestimento. O revestimento preto antiaderente pode atrapalhar a ver a cor do caramelo.
- A forma de pudim precisa estar bem limpa e seca antes do preparo.
- Leve a panela, já com o açúcar e o sal, em fogo médio para alto e espere começar a caramelizar sozinho.
- Quando o açúcar estiver derretido nos cantinhos, você vai perceber que ele “escorrega” levemente dentro da panela. Neste momento e, com cuidado, mexa a panela para frente e para trás, em movimentos circulares, até o açúcar derreter por completo. Não precisa usar nenhum utensílio para isso.
- Acrescente o líquido e misture tudo com um utensílio, lembrando de fazer o processo com muito cuidado por causa do vapor.
- Apague o fogo, leve a calda para a forma e distribua bem até ficar tudo coberto. Você pode girar a forma de forma circular ou usar uma colher de sopa para isso.
- Quando perceber que a calda não gira mais, leve a forma para a geladeira até que o creme do pudim esteja pronto para ser despejado.
- A calda ficará firme na geladeira, mas sem escorrer. Se você apertar levemente com os dedos, vai perceber que ela vai ficar maleável, como se fosse um chiclete. Esse é o ponto correto. Se a calda estiver muito líquida, vai se misturar com o creme do pudim.
- Quando o pudim estiver pronto, tire-o do forno e passe uma faca delicadamente na lateral, sem ir até o fundo, para desgrudar da forma. Se o pudim esfriar grudado na forma, vai diminuir de tamanho.
- Deixe o pudim em temperatura ambiente para esfriar antes de colocar na geladeira. Quanto mais tempo ele ficar na geladeira, o caramelo vai derreter e, com isso, você terá mais caldo ao desenformá-lo.
- Outra opção é: quando tirar o pudim da geladeira, leve a forma para o fogo bem baixo e gire-a bem delicadamente até esquentar a parte debaixo. O caramelo vai derreter e é só desenformar.