O orégano é o tempero-chave de qualquer cozinha. Se você não é o maior chef, mas ainda curte deixar um prato mais saboroso, provavelmente vai usar a versão seca do condimento para dar aquela incrementada. E, apesar de parecer muito simples, dá certo, né?
Além de harmonizar perfeitamente com molhos, massas e pizzas, o orégano também é uma erva aromática que apresenta inúmeros benefícios ao nosso corpo. Aqui no Guia da Cozinha, você já conferiu as vantagens à saúde de consumir manjericão, sálvia e tomilho. Agora chegou a vez do orégano!
Hoje, a gente vai te ensinar a usar o popular orégano do jeito certo para deixar suas receitas com cara de prato de restaurante. Depois, você também vai conferir todos os benefícios que o consumo desta erva podem proporcionar ao seu organismo. Olha só:
Como usar orégano na comida
Você já percebeu que esta erva especial possui um sabor levemente picante? Não é muito, mas é o suficiente para dar aquele up em pratos que levam molhos, como massas e pizzas. Além disso, ela também combina bem para temperar carnes e aves.
Ah, e uma dica: nunca cozinhe o condimento. Você deve apenas adicioná-lo na finalização da sua receita para que nenhuma propriedade seja perdida, inclusive o sabor inconfundível. Pois é, o orégano pode ficar amargo, então cuidado!
Versão seca ou fresca
Geralmente encontramos a erva na sua versão seca, com as folhas da planta desidratadas. Esse é o condimento que mais combina com pratos italianos (massas e pizzas), especialmente por ter seu sabor mais acentuado. Ah, e dá para armazenar o condimento por até 30 dias em um recipiente bem fechado e seco, viu?
Quanto à versão fresca, é basicamente a plantinha. Você pode encontrá-la em mudas de plantas e vasos. Ela não dura tanto, mas é bem saborosa. Enrole algumas folhinhas no papel toalha e coloque na geladeira e você terá orégano por cerca de três dias. Também pode congelar, viu? Uma dica é experimentar o chá de orégano, que é cheio de propriedades benéficas.
Benefícios de consumir orégano
Uma característica do orégano que se destaca é seu enorme poder antioxidante. Isso porque ele contém ácido fenólico e flavonoides. Para você ter ideia, ele possui 20 vezes mais antioxidantes que outras folhas parecidas e quase tanto quanto uma fruta. Imagine só: uma colher de sopa de orégano fresco tem quase tantos antioxidantes quanto uma maçã. Loucura, né?
Além disso, a erva aromática também ajuda o aparelho digestivo devido aos seus óleos essenciais. Eles são compostos por cervacol, cimeno, linalol e tanino. Eles são capazes de garantir que as propriedades digestivas aconteçam tranquilamente, auxiliando na digestão e eliminação dos gases e cólicas intestinais.
O orégano também é indicado para quem está com tosse, bronquite, gripe e resfriado, atuando para eliminar catarro e fortalecer a imunidade. Além disso, também é ótimo para combater a retenção de líquido e desidratação, assim como para aliviar cólicas menstruais.
Ficou convencido a incluir o orégano nos seus pratos de agora em diante? Então experimente receitas do Guia da Cozinha e deixe suas refeições ainda mais deliciosas com esta erva aromática super saudável!
The post Orégano: aprenda a usar na culinária e conheça os benefícios da erva appeared first on Guia da Cozinha.