O Google finalmente fez o anúncio oficial do Android 15. A nova versão do sistema operacional ainda não está disponível amplamente, porém. Nesta primeira etapa, a novidade foi liberada apenas via Android Open Source Project (AOSP), para acesso por desenvolvedores.
O AOSP funciona como um repositório de código-fonte do Android. Desenvolvedores e fabricantes de dispositivos móveis recorrem a esse canal para ter acesso aos pacotes “puros” do sistema operacional e, assim, lançar versões próprias da plataforma.
Nos celulares em si, os primeiros a receberem o Android 15 deverão ser os aparelhos Pixel, o que deve acontecer nas próximas semanas, de acordo com o Google. Eu apostaria em lançamento em outubro de 2024 para essa linha. Isso porque o Android 14 foi lançado na família Pixel nesse mesmo mês de 2023.
Para outros smartphones ou tablets, tudo dependerá do cronograma de atualizações de cada marca. Mas é provável que as fabricantes mais populares, como Samsung, Motorola e Xiaomi, disponibilizem atualizações com o Android 15 ainda em 2024.
É importante checar a política de atualizações da marca do seu celular para saber se o aparelho receberá a nova versão. Na linha de dispositivos do próprio Google, por exemplo, o Android 15 será liberado para os modelos Pixel 6 e posteriores.
O que o Android 15 terá de novo?
O Android 15 não terá grandes mudanças visuais em relação ao Android 14. A nova versão trará principalmente pequenos aprimoramentos funcionais. Entre eles estarão:
- Circule para Pesquisar: mais conhecido pelo nome em inglês Circle to Search, o recurso de pesquisa visual vai ser expandido para ajudar a localizar informações sobre músicas;
- Proteção contra roubo: o Android 15 vai ser compatível com o recurso antirroubo anunciado pelo Google em junho;
- Private Space: o Android 15 vai ser capaz de ocultar aplicativos selecionados, exigindo autenticação biométrica ou senha para acesso a eles;
- Alertas de terremoto: a novidade ampliará o alcance geográfico do Android Earthquake Alerts System (serviço que avisa sobre terremotos) nos Estados Unidos;
- Nova interface de passkey: ao detectar login em um site em que o usuário tem passkey salva, o Android 15 já pedirá PIN ou autenticação biométrica, em vez de perguntar primeiro se a pessoa quer usar o recurso.
O Android 15 trará ainda gravação de tela parcial, novos controles de volume e ajustes de desempenho de multitarefa em tablets.
Android 15 é anunciado oficialmente, mas ainda não chegará a seu celular