Pix
Celulares Android com NFC terão acesso ao recurso (imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O Banco do Brasil anunciou, nesta sexta-feira (dia 11/10), um projeto-piloto de Pix por aproximação. A solução usa o aplicativo do BB em smartphones Android com chip NFC e maquininhas da Cielo. São Paulo (SP) e Brasília (DF) serão as primeiras cidades a receber o teste.

Para pagar, os clientes precisam informar o pagamento por Pix, abrir o aplicativo do banco, escolher a opção “Pix por aproximação” e realizar a autenticação, por biometria ou senha de login. Em caso de valores acima de R$ 200, o app também vai pedir a senha de transações.

Edifício sede do Banco do Brasil, em Brasília.
Clientes selecionados de São Paulo e Brasília serão os primeiros a receber a novidade (Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

O recurso será liberado a um pequeno grupo de correntistas do BB e funcionará apenas em estabelecimentos comerciais previamente habilitados, que usem a maquininha Lio On.

Mais bancos preparam Pix por aproximação

O Banco Central (BC) trabalha com o prazo de fevereiro de 2025 para lançamento do Pix por aproximação. Alguns bancos já têm previsão de colocar a modalidade de pagamento no mercado antes mesmo desta data. O Itaú, por exemplo, está preparando as maquininhas da Rede para aceitar este tipo de transação. Por meio do Open Finance, ela será compatível com todos os bancos.

Uma das vantagens do Pix por aproximação é a agilidade. No Pix “tradicional”, é necessário digitar a chave ou ler um QR Code, e em alguns casos, até o valor precisa ser informado manualmente. No novo método, isso não será mais necessário. Segundo o Itaú, o tempo médio pode cair de 36 para 6 segundos.

Na quinta-feira passada (dia 03/10), Roberto Campos Neto, presidente do BC, disse que a autoridade monetária firmou uma parceria com o Google para oferecer o Pix por aproximação também pelo Google Pay.

Antes disso, a gigante da tecnologia passou a oferecer uma alternativa: clientes do C6 Bank e do PicPay poderão cadastrar suas contas na Carteira do Google e realizar transferências diretamente por ela, sem precisar dos apps dos bancos.

Mais informações: BB, CNN, TeleSíntese

BB lança Pix por aproximação usando celular; saiba como funciona