Na contramão do mercado de TV por assinatura, a Claro alcançou a marca de 1 milhão de assinantes de IPTV. A operadora comercializa o serviço em diferentes modalidades, incluindo streaming via aplicativo ou por TV Box, com experiência similar à da TV a cabo convencional.
A base de clientes foi revelada por Alessandro Maluf, diretor de produto de vídeo da Claro, em entrevista ao site NaTelinha. O executivo comemora que as plataformas de TV online da operadora conseguem estancar a perda de assinantes da TV por assinatura convencional, seja via cabo ou satélite.
Considerando todas as operadoras, o serviço tradicional de TV por assinatura perdeu 2,3 milhões de assinantes entre maio de 2023 e maio de 2024, segundo dados da Anatel. A Claro lidera o setor, com 47,6% de participação de mercado, e teve cerca de 600 mil desconexões em um ano. Esses números não incluem os assinantes Claro TV+ via aplicativo ou TV Box.
Na entrevista, Maluf também comenta sobre a possibilidade da inclusão de canais FAST (Free Ad Supported Television) na grade de TV da Claro. Atualmente, o Claro TV+ Box já conta com canais dessa modalidade dentro do aplicativo Pluto TV, que tem filmes, séries e variedades sem mensalidade, mas com publicidade.
Atualmente, o plano mais barato da Claro TV+ custa R$ 69,90 mensais na versão para acesso pelo aplicativo, e inclui mais de 120 canais lineares e acesso ao Globoplay. A versão com TV Box custa a partir de R$ 119,90 mensais, já com acesso ao Max, Netflix e Globoplay.
Claro TV+ tem vantagens tributárias em relação à TV a cabo
Para a Claro, a migração dos usuários de TV a cabo ou satélite para plataformas online também traz uma vantagem tributária. Os serviços convencionais são onerados com ICMS, imposto estadual com alíquotas que giram em torno de 20%. Já o Claro TV+ Box ou Claro TV+ App paga ISS, imposto municipal de até 5%.
Apesar de funcionar como um serviço de TV a cabo, as versões online do Claro TV+ são tratadas como serviços de streaming. Além de pagar menos impostos, a operadora também se livra de uma carga regulatória, uma vez que plataformas OTT não são reguladas pela Anatel.
Os concorrentes da Claro TV+
A Claro não está sozinha no barco de TV pela internet. A operadora tem dois grandes concorrentes diretos.
O Sky+ é a aposta da Sky para conquistar clientes que querem assistir TV pela internet ou evitar a perda de assinantes da TV via satélite convencional. O serviço custa a partir de R$ 89,90 por mês e inclui grade com mais de 90 canais ao vivo. Trata-se do antigo DGO/DirecTV Go.
Outro competidor no mercado de TV via internet é o Zapping, que tem planos a partir de R$ 14,90 mensais com mais de 50 canais. O pacote completo, com mais de 90 canais, tem mensalidade de R$ 89,90.
Além do Sky+ e do Zapping, a Claro também tem serviços de streaming como concorrentes indiretos. Uma das estratégias da operadora é se associar com essas plataformas; recentemente, o portfólio foi atualizado e passou a ter planos com Max, Netflix e Globoplay incluídos.
Claro TV+ alcança 1 milhão de assinantes de IPTV